Professores da RMC recebem tablets para uso em sala de aula 07/06/2013 - 16:46

Os professores do ensino médio das escolas atendidas pelo Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana receberam os tablets para o trabalho em sala de aula. A entrega simbólica aconteceu no dia 06 de junho, no auditório da Faculdade de Artes do Paraná, Região Metropolitana de Curitiba. A distribuição de 32 mil aparelhos será concluída até o mês que vem. Até agora, 90% já estão com os professores.

A entrega representa avanço em relação ao uso de novas tecnologias nas escolas estaduais. “Os tablets vão organizar e otimizar o trabalho diário do professor, além de ser uma ferramenta ágil para pesquisas e outras ações relacionadas à prática profissional”, ressaltou o diretor de Tecnologia Educacional da Secretaria da Educação, Rogério Bufrem Riva.

A expectativa dos professores é que os tabletes ajudem nas relações de ensino e de aprendizagem. “O uso de novas tecnologias está mais presente no dia a dia do aluno”, disse a professora de química do Colégio Estadual Alfredo Chaves, em Colombo, Débora Cavalli. Ela lembrou que a tecnologia é uma aliada para que o professor transforme a informação em conhecimento para o aluno.

CAPACITAÇÃO – Os professores dos núcleos regionais de Educação que já receberam os tablets vão participar de eventos de capacitação para o uso adequado do aparelho. As oficinas acontecem de forma presencial e com o apoio das Coordenações Regionais de Tecnologias Educacionais.

Os tablets integram o Programa Sala de Aula Conectada, que levará internet sem fio para dentro de todas as salas de aula das escolas estaduais. O Governo do Paraná pretende investir no programa R$ 62 milhões. A maior parte para adequação da infraestrutura das escolas para instalação da internet sem fio, além da capacitação dos profissionais da educação.

O projeto conta ainda com instalação de 3.700 lousas digitais - a intenção da Secretaria da educação é ampliar para 40% o número de salas de aulas com a lousa. Até o final de 2014, a proposta é conectar cerca de 60% das escolas estaduais.

REGISTRO ONLINE – Outra ação do programa é o Registro de Classe Online - um projeto-piloto implantado em 16 escolas estaduais, na capital e no interior. Os professores utilizam o tablet para registrar a frequência dos alunos, as atividades dos professores e as notas são registradas nos tablets ou nos computadores dos laboratórios da escola, ou em qualquer local que se tenha acesso à internet.