Profissionais da Comec avaliam planejamento estratégico e mapeamento de processos 21/02/2017 - 13:21

Com a presença do diretor geral da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu), João Carlos Ortega, o diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Omar Akel, promoveu nesta segunda-feira, 20, uma reunião com profissionais de todos os setores para, juntos, avaliarem e discutirem o Planejamento Estratégico e Mapeamento dos Processos Organizacionais. “A Comec tem um respeitável corpo de técnicos que, no decorrer de todo o tempo atende a demanda da população, que é imensa e constante. Hoje, são 29 municípios com inúmeros problemas que necessitam de solução. Mas todos entendem que é preciso rever as ações, buscar novas estratégias para garantir a melhor solução às pessoas”, disse Ortega.

“Este trabalho vem sendo desenvolvido há cerca de um ano. Nossa entidade tem cerca de 40 anos por isso é muito importante ter um diagnóstico preciso das atividades para fazer um bom planejamento estratégico. Daí a necessidade deste levantamento interno e externo. Temos de saber o que queremos fazer? Com quantas pessoas? Para onde queremos ir? Enfim, reorganizar as estruturas, o planejamento estratégico e mapear os processos”, disse o diretor-presidente da Comec, Omar Akel.

O mapeamento dos processos organizacionais foi feito com todos os setores, desde o protocolo até a presidência. Foi realizada uma análise minuciosa da atuação da Comec e se chegou a conclusão da necessidade de produtos urgentes como, por exemplo, a redefinição do organograma, a elaboração de programas de gestão por competência, a abertura de processo de contratação de pessoal, entre outras ações. Ainda serão promovidas outras reuniões para definir todo o planejamento estratégico.

Por meio deste trabalho foram definidos os princípios ideológicos da Comec. A sua visão é ser a entidade de Desenvolvimento Regional, de referência, e responsável pela governança interfederativa da Região Metropolitana de Curitiba. A missão da Comec é promover o desenvolvimento integrado e sustentável da Região Metropolitana de Curitiba, planejando e coordenando a execução das funções públicas de interesse comum. E os princípios que a regem são: os da Legalidade, da Eficiência, do Compartilhamento de Decisões, da Transparência, do Controle Social, da Moralidade e do respeito ao Estado Democrático de Direito.

Ortega explicou que assim que este trabalho esteja concluído será apresentado ao governador Beto Richa e a todas as estruturas do Governo do Paraná. Para Ratinho Junior, a COMEC deve ocupar o lugar que merece. “Ser uma Autarquia de Desenvolvimento Regional do Paraná, mas como modelo e referência responsável para esta governança interfederativa que todos querem”, resume o secretário da Pasta.

GALERIA DE IMAGENS