Programa Bom Negócio foi lançado na Lapa 09/05/2012 - 14:30

O Programa Bom Negócio, que já formou 12 mil empreendedores em Curitiba, tem agora sua versão estadual e foi lançado em Maringá e na cidade da Lapa. “É um programa de sucesso em Curitiba. Neste ano já está com 51 novas turmas e vai formar mais 1.550 empreendedores”, disse o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gilberto Camargo, que acompanhou o lançamento do programa na cidade da Lapa.
 
Em Curitiba, o Bom Negócio é coordenado pela agência de desenvolvimento e em seis anos de existência, já certificou 12 mil empreendedores. O programa é gratuito e também incentiva o associativismo. Desde abril de 2005, apoiou a formação de 347 redes de negócios, formando 14 associações comerciais de bairros. “Pesquisas mostram que o programa tem 93% de satisfação dos participantes”, disse Camargo.
 
A versão estadual do programa - coordenado pela Secretaria de Indústria e Comércio - pretende atender 60 mil pequenos empreendimentos formais e informais, assegurando a capacitação e linha de créditos aos empreendedores.
 
Os cursos gratuitos de capacitação gerencial serão organizados e ministrados nas universidades estaduais. Cada curso terá duração de 66 horas, durante 22 dias nas áreas de empreendedorismo, projeto de vida e gestão de negócios, de pessoas, financeira, comercial e estratégica.
 
Estão sendo montados 11 núcleos estaduais para dar suporte e capacitação aos empreendedores em todo o Paraná. A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior começa em junho o processo de capacitação gerencial dos empresários beneficiados pelo programa.
 
Os treinamentos acontecerão nos 11 campi das universidades estaduais que mantêm cursos de ciências sociais aplicadas. Cada núcleo terá um grupo de apoio aos empreendedores composto por oito bolsistas, contratados durante um ano pelo programa de extensão Universidade Sem Fronteiras.
 
Cada núcleo vai formar três turmas de até 50 alunos a cada 60 dias. Serão 30 dias de aulas teóricas e 30 de consultoria nas empresas. Os cursos devem começar na segunda quinzena de junho. Ao final dos treinamentos, os participantes poderão se beneficiar das linhas de créditos subsidiadas.