Programa Brasil Quilombola será implantado no Paraná 13/06/2011 - 11:47

O secretário especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, esteve em Brasília, em reuniões com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Presidência da República, para discutir os termos e data da assinatura do termo de cooperação técnica para implantar no Paraná o Programa Brasil Quilombola.

Quinteiro estava acompanhado de Luciane Fagundes, diretora do Departamento da Diversidade, e Adir Simão de Souza, coordenador de Educação das Relações da Diversidade Étnico-Racial da Secretaria Estadual da Educação.

A assinatura do termo de cooperação está prevista para o início de julho. O secretário Wilson Quinteiro ressalta a atribuição da secretaria paranaense de concretizar as políticas públicas pautadas na sustentabilidade das comunidades por meio da geração de renda e da inclusão social.

“Estamos buscando parcerias e recursos para melhorar as condições de vida e ampliar os direitos das pessoas que vivem em comunidades remanescentes de quilombos no Paraná”, disse Quinteiro.

PROGRAMA - O programa Brasil Quilombola busca garantir o direito à terra, à documentação básica, alimentação, saúde, esporte, lazer, moradia adequada, serviços de infraestrutura, previdência social, educação e cultura, baseado na realidade e nas demandas das comunidades.

No Paraná, as ações do programa serão desenvolvidas pelo Departamento da Diversidade da Secretaria da Educação, visando o fortalecimento do ensino e aprendizado de crianças, jovens e adultos quilombolas, construção de escolas, capacitação de professores da rede municipal e estadual e produção de material didático com conteúdos relacionados à história e à cultura africana e afro-brasileira.

Ainda como estratégia de apoio e desenvolvimento social das comunidades quilombolas serão oferecidos cursos de formação de gestores estaduais e municipais e de capacitação de lideranças comunitárias quilombolas.

O Paraná abriga 36 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Palmares, localizadas em sua maioria no Vale da Ribeira. A população de cerca de 5 mil habitantes que vive nessas comunidades é atendida por apenas duas escolas estaduais. Fonte SECS