Programa Paraná Cidadão é lançado em Almirante Tamandaré 11/12/2015 - 11:30

Com o objetivo de levar serviços gratuitos de diversas áreas à população, foi lançado dia 10 de dezembro em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, o programa Paraná Cidadão. Foram registrados cerca de mil atendimentos e o evento continua no dia 11, com atendimento ao público das 9h às 17h, no Centro da Juventude do município.

O programa, executado pela Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, instituições parceiras e Prefeitura de Almirante Tamandaré, oferece serviços como emissão de carteira de identidade e carteira de trabalho, habilitação para o seguro-desemprego, cadastro para vagas no mercado de trabalho, cadastro para a tarifa social de água e luz e, ainda, informações e acesso a linhas de crédito para micro e pequenas empresas.

Também há orientações jurídicas relacionadas a direitos humanos e defesa do consumidor, além de programas sociais como cadastro único e Família Paranaense. Os interessados devem levar os documentos pessoais e um comprovante de residência.

O secretário de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Leonildo de Souza falou sobre a importância do programa. “Foi instituído como projeto de governo o Paraná em Ação e, como uma de suas ações, o Paraná Cidadão, que pretende levar esses serviços a todos os municípios do Estado para atender aqueles que mais precisam”.

O comandante-geral da Polícia Militar, Maurício Tortado, destacou a participação da polícia na segurança do evento e também o acesso da população aos serviços ofertados. “Quanto mais nós promovemos cidadania e os direitos humanos, verdadeiramente estaremos promovendo segurança pública”.

O prefeito de Almirante Tamandaré, Aldnei Siqueira, disse que foi uma hora para o município sediar o lançamento do Paraná Cidadão. “Tenho certeza que será o primeiro de muitos eventos, pois um programa que oferece serviços sem custos demonstra a responsabilidade social e o respeito do poder público com a população”.

A coordenadora do programa, Maria Gorete Brotti, agradeceu às instituições parceiras do Estado e do município e ressaltou que os serviços mais procurados no dia de hoje foram a emissão de RG e CPF, cadastramento do Programa Nota Paraná e cadastro de tarifa social de luz.

Também estavam presente na solenidade de lançamento o vice-prefeito do município, Tonhão da Saúde.