Programa da ONU vai apoiar projetos em 10 municípios do Sul 18/05/2018 - 14:03

Municípios da Região Sul do Brasil poderão concorrer a 10 vagas para receber apoio, capacitação e financiamento do Programa Cidades – ligado ao Pacto Global da ONU – na implementação de projetos de desenvolvimento sustentável.
O anúncio do “desafio” entre cidades, intitulado City Partnerships Challenge, ocorreu no dia 17 de maio, durante o Fórum Regional Atingindo os ODS na América Latina, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O evento, que está sendo organizado pela Copel e teve continuidade no dia 18, é uma promoção conjunta do Pacto Global das Nações Unidas e suas iniciativas irmãs: Programa Cidades e PRME - Princípios para Educação Executiva Responsável. O evento também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, Celepar, Prefeitura de Curitiba e Faculdade ISAE.
Implantado inicialmente na cidade australiana de Melbourne, sede mundial do Programa Cidades, o City Partnerships Challenge vai capacitar municípios a implementar projetos integrados de desenvolvimento urbano com a participação de governos, setor privado e sociedade civil. A capacitação terá duração de dois anos, sob coordenação do Programa Cidades do Pacto Global e parceiros locais.
O chamado Modelo de Melbourne é uma estrutura colaborativa que combina e catalisa recursos de governo, do setor empresarial e da sociedade civil a fim de encontrar soluções efetivas para problemas urbanos crônicos.
“Nossa intenção é identificar projetos com grande potencial de impacto, promover a colaboração entre múltiplos parceiros e, principalmente, estabelecer um ambiente de confiança para a execução dos projetos”, afirma o coordenador do Programa Cidades do Pacto Global, Michael Nolan. De acordo com ele, a falta de confiança é o maior obstáculo ao alcance dos ODS, principalmente entre os setores público e privado, seguido pela falta de colaboração e parcerias para enfrentar problemas complexos.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - O Fórum Regional Atingindo os ODS na América Latina apresenta boas práticas de toda a América Latina no atingimento dos ODS, destacando a atuação conjunta dos setores público, privado e acadêmico frente aos desafios da Agenda 2030. Estabelecidos pela ONU em 2015, os ODS visam promover a prosperidade, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.
“O Paraná tem um compromisso pioneiro com o desenvolvimento sustentável por ter sido o primeiro a assinar o Pacto Global no Brasil, no que foi seguido por vários municípios, associações e empresas paranaenses”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros. “O compromisso da governadora Cida Borghetti é de acelerar a resolutividade de problemas crônicos que são alvo dos ODS, no pouco tempo até o final desta gestão”.
Antes do evento, os palestrantes visitaram o Centro Regional do Programa Cidades para a Região Sul do Brasil, instalado em novembro do ano passado no andar térreo do prédio-sede da Copel, no bairro Batel.
“Este encontro entre três iniciativas da ONU em Curitiba constitui um evento histórico em prol da Agenda 2030, que a Copel tem grande honra em promover”, disse o presidente da empresa, Jonel Iurk. “Está cada vez mais claro para a sociedade que a sustentabilidade deve integrar o referencial estratégico das organizações, e as empresas devem ser protagonistas para gerar valor orientando-se pelos desafios da Agenda 2030”.