Programa educacional forma mais 2,3 mil professores no Pr 03/08/2012 - 15:04

O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), da Secretaria de Estado da Educação, promove neste mês o seminário de encerramento das turmas 2010. No total, 2,3 mil professores da rede estadual de ensino concluem a formação continuada nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná. No dia 02 de agosto a cerimônia ocorreu em Curitiba e em Jacarezinho.

“O encerramento não é o fim do trabalho para esses professores, que continuam dividindo o conhecimento com os colegas do magistério e também com os alunos, como parte de um processo de formação voltado a fortalecer o ensino público no Estado”, ressaltou a diretora de Políticas e Programas Educacionais da secretaria, Fernanda Scaciota Simões.

Esta é a quarta turma que conclui as atividades do programa, uma política do Governo do Paraná de valorização dos professores. Até agora formaram-se cerca de 7,2 mil pessoas.

Durante os dois anos de estudos no PDE, cada professor elaborou um plano de trabalho com uma proposta a ser implantada na escola em que atua. As aulas foram ministradas nas Instituições de Ensino Superior e todo o trabalho desenvolvido ainda foi compartilhado com professores dos 32 Núcleos Regionais de Educação por meio do Grupo de Trabalho em Rede (GTR) – estudos realizados pela internet.

O projeto desenvolvido pela professora Lúcia Staron, diretora do Colégio Estadual Sagrada Família, em Campo Largo, teve como objetivo auxiliar professores na prevenção da indisciplina na sala de aula. “O PDE é uma oportunidade que temos para a leitura e de refletir sobre o objetivo que temos de sempre buscar melhorias para nossos professores e alunos”, disse.

Participaram do evento o vice-reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paulo Osmar Dias Barbosa; o vice-diretor da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá, Sydnei Roberto Kempa; a vice-diretora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Ana Maria Lâncome Feijó; o vice-diretor da Faculdade de Artes do Paraná, Angelo José Sangiovani; os chefes do NRE de Curitiba, Mauricio Pastor dos Santos; da Área Metropolitana Norte, Antonio Sergio Ferraz; da Área Metropolitana Sul, Mauricio Ferraz; e de Paranaguá, Selma Meira.