Projeto Agentes de Leitura é lançado em Pinhais 22/02/2016 - 16:26

A Secretaria de Estado da Cultura lançou oficialmente o Agentes de Leitura do Paraná, projeto que tem como objetivo facilitar o acesso ao livro e incentivar a leitura entre crianças e adolescentes. A solenidade aconteceu em Pinhais, um dos quatro municípios selecionados para receber o projeto.

O diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira, ressaltou a importância da leitura e da transmissão do conhecimento por meio das histórias contadas pelos agentes. “Quando vocês lerem uma história para alguém ou quando vocês contarem uma história, vocês vão fazer algo imprescindível, que é fortalecer a cidadania dessa pessoa sem que ela saiba. Os livros nos fortalecem, os livros nos faz pensar a respeito do mundo e em respeito a nós”, disse.

O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, resgatou sua trajetória como ator e diretor para exemplificar a relevância da literatura para as artes. “Não existe teatro sem um bom texto. E a literatura tem esse poder de tocar, de fazer a gente pensar, de fazer a gente refletir”.

MAIS LEITURA, MENOS VIOLÊNCIA – Após o período de capacitação, os agentes de leitura vão iniciar, em março, as atividades com crianças e adolescentes nas bibliotecas públicas municipais, Cras (Centros de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), associações de moradores e outros espaços dos municípios participantes, atendendo, principalmente, crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social.

“É uma parceria importante porque é um projeto que vem para auxiliar os jovens menos favorecidos e nós temos que entrar com as nossas estruturas. Para nós é importante esse tipo de parceria porque o Estado investe na área da cultura, principalmente relacionada à criança e ao adolescente, e nós possibilitamos aos jovens mais uma oportunidade de entretenimento, de formação, de acesso à leitura, o que reduz o tempo para ficar na rua”, disse o Prefeito de Pinhais, Luiz Goularte Alves, o Luizão.

Para o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Pinhais, José Martins dos Santos Silva, o projeto é uma oportunidade única, já que são raros os projetos voltados para a leitura no País. “O município abraçou com muita força e muita vontade e vai realizar esse projeto entendendo que essa é uma experiência que serve como referência para outras experiências do gênero. Ela traz à tona a importância da leitura dentro de um contexto da socialização, da integração da criança e do adolescente na sociedade. É uma atividade de contraturno que vai permitir, sobretudo, uma melhoria da qualidade de vida, a diminuição da violência e outros ganhos que a sociedade tem com isso. A leitura, neste caso, não serve só como arte e cultura, mas como um instrumento de integração e melhoria na sociedade”.

EXPECTATIVAS – Prestes a iniciar o curso de formação de agentes de leitura, os jovens selecionados de Pinhais participaram do lançamento do projeto e estavam ansiosos para receber a capacitação e iniciar o atendimento à comunidade. É o caso de Caio Monczak, estudante de Artes Cênicas, que já incentivava os familiares a ler e agora tem a oportunidade de ampliar sua influência.

“Eu estou empolgado porque, como estou me formando, saí de um período muito teórico, que eu também gosto, mas quero fazer mais ações. Embora a gente pense que a leitura é algo mais intelectual, ela já é uma ação. Quando você lê, ouve, já está movimentando”.

Para a estudante de Letras Betina Pilch, ser uma das agentes de leitura de Pinhais é uma contribuição para a comunidade. “Eu acho que esse projeto é uma porta de entrada para o incentivo à cultura no nosso município. E como eu gosto de falar, essa arte do encontro é muito enriquecedora. A fato de lidarmos com o público, com crianças e adolescentes, enquanto seres humanos, e de lidar com os livros como uma experiência de vida é muito enriquecedor”.

A agente articuladora de Pinhais, Lilian de Souza, que atuará como uma espécie de monitora dos agentes de leitura, acredita que a descentralização do projeto, atendendo municípios que ainda não tinham nada em desenvolvimento na área da leitura, é um dos grandes méritos dessa ação.

“O projeto vai beneficiar não só as pessoas que estão inseridas no Agentes de Leitura, mas a população inteira vai ter esse acesso e criar um vínculo, uma afinidade com a literatura e a leitura. Isso é enriquecedor para toda e qualquer cidade, município, sociedade em geral”, argumenta Lilian, que é formada em Jornalismo e Artes Cênicas.

AGENTES DE LEITURA – O projeto é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura por meio da Biblioteca Pública do Paraná, com o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Programa Família Paranaense) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). Os recursos são provenientes do Fundo para a Infância e Adolescência do Paraná (FIA).

Além de Pinhais, Apucarana, Foz do Iguaçu e Paranaguá foram selecionadas entre os municípios integrantes do Programa Família Paranaense para receber o projeto.