Projeto DNA Olímpico é lançado para potencializar desempenho esportivo 23/08/2013 - 14:52

A Secretaria de Estado do Esporte lançou no dia 23 de agosto o Projeto DNA Olímpico para potencializar o desempenho dos atletas paranaenses. Serão analisadas características genéticas de crianças e adolescentes beneficiados pelos programas esportivos da Secretaria, como Talento Olímpico do Paraná (TOP), Segundo Tempo Modalidades, Jogos Escolares e Jogos da Juventude.

O projeto irá possibilitar o mapeamento genético de atletas em competições nacionais e internacionais, deixando um legado esportivo científico para futuras gerações de atletas, técnicos e gestores do esporte de alto rendimento no Estado e no Brasil. O DNA Olímpico atende à determinação do governador Beto Richa de implantar programas que permitam a revelação de atletas, com base em estudos e pesquisas científicas.

O DNA Olímpico é uma parceria entre empresas e órgãos dos governos estadual e federa. Participam Agência de Fomento do Estado do Paraná, Fundação Araucária e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Paulo Roberto Brofman, presidente da Fundação Araucária, explicou que o projeto vai fomentar a pesquisa científica nas instituições de ensino paranaense. “O projeto valorizará o estudo científico, além de proporcionar o crescimento do esporte de alto rendimento no Estado do Paraná”.

O Governo pretende transformar o Estado em referência nacional de gestão do esporte em todas suas dimensões: educacional, de rendimento, de lazer e saúde. A intenção contribuir para o desenvolvimento e construção de conhecimento das ciências do esporte, e também, do ser humano e da sociedade.

Para o secretário estadual do Esporte, Evandro Roman o lançamento do Projeto DNA Olímpico é um marco para o esporte paranaense, pois vai potencializar o desenvolvimento dos atletas paranaenses. Roman agradeceu os parceiros e destacou também a importância das empresas públicas paranaenses, Copel e Sanepar, que atuam como parceiras não apenas no DNA Olímpico, mas nos outros programas esportivos desenvolvidos em território paranaense.

O lançamento ocorreu no Palácio das Araucárias e contou também com a participação do diretor de detecção e talentos do esporte, Antônio Carlos Dourado; presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, Lissandro Dorst; representante do Ministério dos Esportes, Ricardo Gomyde; diretor administrativo da Sanepar, Antônio Halage; e diretora de gestão corporativa da Copel, Yara Eisenbach.

Durante o lançamento, os professores João Bosco Pesquero, da Universidade Federal Paulista e o professor Rodrigo Gonçalves, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, falaram para os participantes sobre os caminhos dos estudos genéticos.