Projeto Última Milha emprestará bicicletas para usuários do Transporte 22/09/2021 - 09:19

Como forma de celebrar o Dia Mundial Sem Carro, que ocorre todo dia 22 de setembro, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – Comec, em parceria com a empresa operadora Viação Santo Ângelo, lançou o projeto Última Milha, que irá emprestar bicicletas aos usuários do Transporte Coletivo para que eles finalizem seus trajetos do terminal até seu destino final.
A ação irá acontecer de forma experimental no Terminal Guaraituba, em Colombo, e busca incentivar o uso da bicicleta nos quilômetros finais que não são atendidos pelo transporte coletivo.
Para o presidente da Comec Gilson Santos, a ideia é mostrar que a bicicleta pode funcionar como um modal complementar ao ônibus. “Em alguns municípios, como por exemplo em Campo Largo, esta prática é bastante utilizada pela população. O usuário vai de bicicleta até o terminal e de lá entra no ônibus até Curitiba ou outra região. O ônibus e a bicicleta são complementares. E a gente quer que os demais usuários percebam essa possibilidade e adotem esta prática que é mais sustentável, saudável e barata”, destacou.
Neste primeiro momento, a Viação Santo Ângelo irá disponibilizar 7 bicicletas que poderão ser emprestadas sem custo pelos usuários, por um período de 18 horas. Para retirar a bicicleta, será necessário preencher um pequeno cadastro na bilheteria do terminal.
Para o Diretor-Geral da Viação Santo Ângelo Edilson Miranda, a ação poderá ser ampliada para demais terminais. “Nós estamos dando um voto de confiança e realmente esperamos contar com a população para que esta ação dê certo e possa ser replicada para outros terminais. Será muito bacana ver a população utilizando estas bicicletas e quem sabe até mudando alguns hábitos", destacou Edilson.
CAMPANHA
Desde o início do mês a Comec tem realizado uma campanha buscando incentivar o uso da bicicleta de forma integrada ao Transporte Coletivo. Ela está disponível nas redes sociais e site da Autarquia, e em pontos de mobiliários urbanos digitais espalhados pela cidade.
Segundo o presidente da Comec Gilson Santos, o objetivo é incentivar o uso da bicicleta como um modal complementar ao ônibus. “Na Região Metropolitana, muitas vezes trabalhamos com grandes distâncias, o que pode inviabilizar o uso da bicicleta. Mas queremos mostrar que a bicicleta pode ser um modal complementar ao sistema de transporte coletivo, possibilitando uma conexão da casa dos usuários, por exemplo, até o terminal”.