Projeto Urbal beneficia produtores de mel e uva 22/11/2012 - 15:47

A criação da cooperativa de apicultores Coocatmel e treinamento para trabalhadores rurais em produção de vinho e uva estão entre os resultados alcançados no Paraná pelo projeto Urbal III, que está em fase final. Co-financiado pela União Européia, por meio do Programa URB-AL de cooperação e intercâmbio entre países da Europa e América Latina, o projeto é voltado para ações de segurança alimentar e nutricional e teve seus resultados apresentados em conferência internacional em Bologna, na Italia, com a participação do diretor-geral da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Otamir Cesar Martins.

O Urbal III prevê ações de cooperação técnica e financeira para criação de emprego e renda em áreas deprimidas no Paraná e outras regiões da América Latina. No Paraná, o projeto Urbal será efetivamente concluído no primeiro trimestre de 2013 com a estruturação de unidades de referência, no processo de produção com tecnologia.

Dos 14 territórios paranaenses, foram selecionados Caminhos do Tibagi, na região de Ponta Grossa, e Vale do Iguaçu, na região de União da Vitória, para o Urbal III, para minimizar as diferenças regionais. Esses dois territórios foram escolhidos em função do baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e de pobreza extrema no campo e na cidade.

MEL – No território Caminhos do Tibagi, o Urbal se concentrou na apicultura, como nova oportunidade de negócio para a agricultura familiar. A vasta área de reflorestamento na região foi considerada ideal para o fornecimento de matéria-prima para a produção de mel e derivados.

Na região, 500 famílias de apicultores extraem 250 toneladas de mel por safra. Esses produtores foram orientados e organizados para a criação da Coocatmel, que passou a beneficiar a produção local. Alguns produtores foram à Espanha, com recursos do projeto, para aprender a usar tecnologia na produção de mel e estão repassando os conhecimentos aos vizinhos.

Atualmente a cooperativa comercializa 3 toneladas de mel por mês para o programa nacional de Alimentação Escolar. O próximo passo, ainda por conta do Urbal, será a instalação de oito unidades didáticas de referência apícola para auxiliar na formação profissional das famílias atendidas. Está prevista também a instalação de um Centro Tecnológico de Capacitação em Panificação.

UVA – No território Vale do Iguaçu, que compreende 10 municípios do Sul do Estado, a atuação do Urbal possibilitou melhora na profissionalização do produtor na atividade leiteira e de produção de uvas rústicas. Comitiva de produtores foi enviada ao Rio Grande do Sul, para aperfeiçoar o conhecimento sobre produção de uva e vinho.

Serão criadas cinco unidades demonstrativas para capacitação de produtores de leite. Outra preocupação do projeto Urbal no território Vale do Iguaçu é a necessidade de inclusão digital dos filhos de agricultores. Com recursos do projeto, serão instalados quatro telecentros na região, com acesso à internet, beneficiando quatro casas familiares rurais, que abrigam 300 alunos.

Martins liderou a comitiva paranaense que foi à Itália para a conferência de avaliação do projeto Urbal III. Foram sete técnicos e 16 produtores. Os produtores visitaram propriedades rurais e cooperativas na área de produção de leite, mel e uva.