Projeto da Fundação Araucária melhora rendimento de empresas 06/08/2012 - 10:54

A Fundação Araucária, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, oferece importante apoio aos empresários que desejam exportar ou melhorar seus processos técnico-administrativos. Pelo Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), é possível receber assessoria sem custo para melhorar o rendimento da empresa.

O diretor administrativo e financeiro da Fundação Araucária e coordenador regional do Peiex, José Carlos Gehr, explica que o projeto funciona com um grupo de extensionistas, que atendem as empresas propondo solução de problemas técnico-gerenciais e tecnológicos.

A fundação mantém três núcleos do Peiex, em Londrina, Maringá e Curitiba. “A escolha dessas cidades são estratégicas, pois são polos de desenvolvimento industrial. Os núcleos podem expandir para outros municípios a cultura exportadora”, afirma Gehr.

Desde 2009, quando o programa nacional foi criado, até o fim do ano passado, foram realizados mais de 9.500 atendimentos. O investimento da Apex realizado nos núcleos de atendimento chega a R$ 14 milhões.

APOIO – Novos produtos e melhorias no processo produtivo foram algumas conquistas que a Icab, tradicional empresa de produção de chocolates, alcançou com a adesão ao Peiex. “Participamos dos cursos oferecidos e tivemos apoio para implantar normas técnicas que melhoraram a produção”, afirma a gerente de produção da Icab, Larissa Mohr Ferreira.

De acordo com a gerente, a estruturação pode efetivar exportações no futuro. Hoje, a empresa tem um manual de boas práticas, de análise de pontos críticos de controle e de procedimentos operacionais e registro do processo produtivo. Também lançou quatro novos produtos e duas novas embalagens. “Os novos produtos tiveram venda igual aos tradicionais da marca”, comemora Larissa, que se sentiu motivada e buscou a pós-graduação em gestão da produção para aperfeiçoamento.

MELHORIAS – O atendimento do Peiex na Icab começou em 2010 e foi realizado em três etapas. No último diagnóstico, realizado neste ano, apesar de a empresa mostrar evolução em diferentes aspectos, resultado do esforço e dedicação dos gestores da empresa, foi proposta a implantação do programa 5S, que é uma metodologia de gestão de recursos humanos e materiais. “Essa metodologia traz mudanças comportamentais, deixando o ambiente de trabalho mais agradável, seguro e produtivo, com medidas que também combatem os desperdícios”, afirma a técnica extensionista Bruna Mayara Roldão Ferreira.

Bruna, que é monitora extensionista do projeto, coordenou o atendimento na Icab. Ela explica que o trabalho começa com levantamento de dados minucioso, pela metodologia da Apex e abrange o produto e a manufatura, finanças e custos e vendas e marketing, entre outras áreas. “Com o trabalho, o empresário consegue visualizar o que é preciso melhorar e incorpora sugestões que afetam diretamente suas vendas”, explica a monitora.

RESULTADOS – Bruna cita entre os benefícios alcançados, a otimização dos processos produtivos, o reaproveitamento de espaços e materiais, a organização e higiene dos ambientes de trabalho. “Os resultados são visíveis e a satisfação dos gestores e funcionários é o melhor retorno para nós”, afirma.

A empresa Boros Gráfica Digital e Design Ltda. também recorreu ao Peiex. A empresa acatou as orientações propostas e implementou planilhas de controles financeiros que deram resultados. “As dívidas foram renegociadas e pagas e a carteira de cliente aumentou. Hoje, o empresário está bem satisfeito com os resultados”, afirma a técnica extensionista Maria Aparecida Santos.

Para receber o atendimento, os interessados devem entrar em contato com o núcleo pelos telefones (41) 3281-7442 e (41) 3281-7443.