Projovem Trabalhador qualifica 31 alunos em Piên 20/11/2013 - 15:49
Jovens de Piên, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), receberam diplomas do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã no dia 19 de novembro, na Câmara de Vereadores. Os 31 jovens foram qualificados nas áreas de Saúde, Serviços Domésticos e Construção e Reparos.
A chefe da Regional de Curitiba da Secretaria Estadual do Trabalho, Alzimara Bacellar, destacou o empenho dos alunos. “Muitos já estão trabalhando e outros à procura de trabalho. Acredito que em breve todos estarão trabalhando e suprindo a mão de obra ofertada pelas indústrias instaladas no município”.
O prefeito Gilberto Dranka destacou o trabalho da Agência do Trabalhador, que aproxima o empresário de quem precisa do emprego. “A Agência do Trabalhador faz todo o trabalho de intermediação de mão de obra. Este ano praticamente já atingimos a meta de trabalhadores colocados no mercado de trabalho. Estamos sempre superando as expectativas na geração de emprego, graças à instalação de grandes empresas nos últimos anos em nosso município”, explicou Gilberto.
Michele Cabral da Rocha, 18 anos, fez o curso na área de Saúde. “Esta é a segunda vez que eu faço um curso de qualificação profissional. Isso tem ajudado muito a encontrar trabalho e também a permanecer no emprego”, destacou ela.
A estudante Adriana Jesus Martins, 30 anos, foi uma das 31 formandas do Projovem Trabalhador. Mãe de três filhos, ela conta que grande parte de sua vida trabalhou na lavoura de fumo, principal atividade econômica da região, responsável por 56% da mão de obra empregada do município.
A falta de renda fixa mensal e a baixa escolaridade fizeram com que Adriana buscasse qualificação profissional. “Comecei a trabalhar cedo na lavoura de fumo e não terminei os estudos. Agora, decidi fazer o curso de Serviços Domésticos para ter mais oportunidades, mas ainda estou sem trabalho. Acredito que em breve conseguirei um emprego”, disse Adriana.
Para a formanda Juliana Gonçalves, 28 anos, a qualificação profissional na área da Saúde foi decisiva em sua vida. “O curso me ajudou a passar no concurso público da prefeitura. Fui a primeira colocada para a vaga de Agente Comunitário de Saúde e já estou trabalhando”, contou Juliana.
PROGRAMA - O Projovem Trabalhador é um programa do governo federal, realizado em parceria com o Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, para qualificar jovens de 18 a 29 anos para o mercado de trabalho.
A carga horária exigida para o curso é de 350 horas, das quais 100 horas são destinadas à qualificação social, onde são abordados questões de Ética e Cidadania, Educação Ambiental, Noções de Direitos Trabalhistas e Qualidade de Vida. As outras 250 horas são dedicadas à teoria e prática da qualificação profissional.