Pronatec Copa já capacitou nove municípios paranaenses 27/03/2013 - 11:15

Nove municípios paranaenses, sendo dois da Região Metropolitana de Curitiba (São José dos Pinhais e Lapa) já participaram de cursos de qualificação por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com foco na realização da Copa do Mundo da Fifa 2014. Segundo dados da Secretaria de Estado do Turismo, 349 empresários participaram da capacitação. O balanço foi apresentado durante a reunião da Câmara Temática do Turismo da Secretaria de Estado para Assuntos da Copa 2014, realizada no dia 26 de março.

São José dos Pinhais capacitou 150 empresários no auditório da prefeitura municipal; Ponta Grossa capacitou 40; Paranaguá, 20; Morretes, 22; Lapa, 40; Foz do Iguaçu, 50; e Antonina, 7. “Também estamos trabalhando com 36 empresas que demonstraram interesse no Pronatec Copa, totalizando 770 profissionais”, informou Deize Bezerra, da Secretaria do Turismo.

Segundo o secretário do Turismo, Jackson Pitombo, que presidiu a reunião, “o objetivo dos cursos do Pronatec é aperfeiçoar profissionais já atuantes no setor, visando a melhoria da qualidade na prestação de serviços turísticos”.

Pitombo apresentou também um relatório do evento Goal to Brasil, realizado em Londres, onde empresários, jornalistas e operadoras de turismo receberam uma série de informações sobre o Paraná e a sede da Copa na cidade de Curitiba. “Foi um evento de motivação e divulgação dos nossos potenciais turísticos, que teve boa acolhida da comunidade do Reino Unido”, disse Pitombo.

REUNIÃO - A reunião foi realizada nas dependências do Centro de Convenções de Curitiba, local que também abrigará uma exposição sobre a Copa do Mundo. “Nossa estrutura é a garantia para receber muitos eventos ligados ao mundial no Brasil. Vamos preparar uma exposição lembrando das nossas conquistas em copas, com fotos, slides e material esportivo”, disse Márcia Schier, diretora presidente do Centro de Convenções. “Nossa meta é atingir um público de 500 a 800 pessoas por dia de visitação e o público alvo é diversificado, pois uma temática esportiva interessa a todos os brasileiros”, acrescentou Schier.

O cronograma do evento no Centro de Convenções prevê a abertura para o dia 02 de junho de 2014, seguindo até o dia 06 de junho, com exposições, filmes, palestras e presença de atletas consagrados.

O empresário Julio Feijó Neto apresentou durante a reunião o livro ‘Anuário Brasileiro de Marketing Promocional’, que oferece informações sobre várias ações para a Copa do Mundo de 2014. “Desde o planejamento de marketing, passando pelo controle das marcas até licenciamentos e outras orientações, estão neste documento que estamos distribuindo gratuitamente a todos os membros da Câmara Temática do Turismo”, disse Julio.

O encontro foi encerrado com uma apresentação do técnico da Celepar, Adão Antonio Pedroso, que mostrou um quadro dos projetos já cadastrados e que serão fundamentais para o projeto Copa. “Vamos precisar de agilidade por parte de todos que possam contribuir com projetos. Ano que vem será dedicado à execução de cada um deles, pois a Copa está cada vez mais próxima”, lembrou Pedroso.

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado do Turismo, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Associação Brasileira de Agências de Viagens, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Câmara Municipal de Curitiba, Ministério Público, Sindehotéis, Paraná Turismo, Secretaria de Estado da Educação, Instituto Profissionalizante do Paraná, Associação dos Municípios Turísticos do Paraná, Convention Bureau de Maringá, Caminho do Vinho de São José dos Pinhais, Sindicato Estadual dos Guias de Turismo, Associação Brasileira dos Guias de Turismo, Associação Paranaense de Imprensa, Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado do Paraná, Associação de Marketing Promocional, Associação Brasileira de Ecoturismo, Celepar, Sebrae-PR, Fecomércio, Senac e Polícia Civil.