Quatro Barras integra roteiro turístico oficial da Copa 2014 18/05/2012 - 15:10

Quatro Barras recebeu, no dia 16 de maio, a confirmação de que será uma das duas cidades que integram o roteiro turístico oficial da Copa do Mundo de 2014 no Paraná. A notícia foi divulgada pelo Programa Talentos do Brasil Rural, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Turismo e Ministério do Meio Ambiente, Sebrae e Agência de Cooperação Alemã.

No dia 15 de maio foi realizada a última reunião técnica para validar o roteiro, que reuniu representantes do Sebrae, Emater, Secretarias de Turismo e Meio Ambiente, e Cooperativa Agropecuária, além de empreendedores da cidade. No dia 16 de maio foram realizadas também as visitas aos empreendimentos selecionados para integrar o roteiro, entre eles a Chácara Caminheiros do Bem, Terra Brasil Café, Quinta das Acácias, Chácara Santo Antônio, Rancho do Cavalo, Cooperativa Agropecuária e o projeto “Terça na Praça”.

Durante os dois dias, a consultora de diagnóstico do Projeto Talentos do Brasil Rural, Sheila Rigotti, tirou dúvidas e fez o último levantamento das áreas com potencial turístico do município, listando atrativos naturais e históricos que são pontos fortes da cidade.

“Quatro Barras mostra que tem sim um grande potencial turístico e que todos os esforços estão sendo empenhados para consolidar cada vez mais esta atividade. Foi com muita satisfação que recebemos esta notícia”, contou o prefeito Loreno Tolardo.

O secretário de Turismo, Ary Andreatta, conta que a adesão foi comemorada no município e que a conquista se deve a vários fatores. “O município tem um grande potencial e muitos quesitos, como a criação de sub-roteiros, a qualidade dos empreendimentos e até mesmo a Linha Turismo Curitiba-Morretes, que está passando pelo trecho recém revitalizado da Estrada da Graciosa em Quatro Barras, foram decisivos para esta conquista, não esquecendo o empenho de todos os empreendedores. Esta junção de esforços e o apoio incondicional do prefeito foram fundamentais”, disse.

Conheça os roteiros

O roteiro inscrito no projeto é o Caminhos Históricos da Serra, uma opção convidativa para quem busca contato com a natureza, com atrativos naturais, culturais e históricos, ligados ao turismo rural e ao ecoturismo.

Dele fazem parte o Morro do Anhangava, considerado a melhor montanha-escola do Brasil, com 1.420 metros de altitude; a Estrada da Graciosa, a primeira via carroçável do Paraná, construída entre os anos de 1854 e 1873, que reserva belos cenários, pontes antigas e empreendimentos turísticos; e o Caminho do Itupava, o mais antigo do Paraná, considerado um monumental sítio arqueológico em plena Floresta Atlântica, na Serra do Mar. Além disso, também existem os roteiros do Palmitalzinho, Monte Alegre, Ribeirão do Tigre e Pedra Rasa, onde estão localizados pesque-pagues e restaurantes rurais.