RMC: Governo viabiliza duplicação da Rodovia dos Minérios 30/07/2013 - 14:30

O Governo do Estado viabilizou a duplicação do trecho da PR-092 que liga Curitiba, Almirante Tamandaré, Itaperuçu e Rio Branco do Sul em parceria com o Grupo Votorantim. O protocolo de intenções para a realização da obra foi assinado, no dia 29 de julho, pelo governador Beto Richa e o diretor jurídico da Votorantim Cimentos, Ricardo Cavallo.

Richa destacou que a duplicação resolve um dos maiores gargalos viários da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). “Estamos realizando um sonho antigo dos moradores das cidades que receberão as obras”, disse o governador. Serão beneficiadas cerca de 200 mil pessoas. “O contrato com a Votorantim é uma demonstração de confiança da empresa no Estado, porque agora há segurança jurídica no Paraná”, disse Richa.

Ele afirmou que além da Rodovia dos Minérios, como é conhecida a PR-92, outras duplicações de vias importantes entre a capital e cidade vizinhas também estão asseguradas, como é o caso da Rodovia da Uva (Colombo) e PR-415 (Pinhais e Piraquara).

A previsão de investimento é de R$ 181 milhões na duplicação de 28,7 quilômetros na PR-092. Pelo acordo, os recursos que a empresa irá investir serão descontados do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias, Bens e Serviço (ICMS) que a indústria teria que recolher ao Estado. É a chamada operação de crédito outorgado.

Para o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, o acordo com a empresa revela a preocupação do Governo do Paraná em resolver os problemas logísticos que ainda existem no Estado. “Este modelo atende às necessidades do Estado e da empresa. Mas, principalmente, é uma resposta à demanda de milhares de pessoas que há décadas esperavam por esta obra”, disse.

O secretário-chefe da Casa Civil, Reinhold Stephanes, lembrou que o governo estadual buscou mecanismos com a iniciativa privada para garantir a agilidade na execução da duplicação. “Essa mesma obra demoraria muito mais se fosse realizada pelo poder público”, afirmou ele.

Com o convênio, a empresa começa em agosto o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) e também de elaboração do projeto executivo, que permitirá o início da duplicação até maio de 2014.

ETAPAS - Na primeira etapa, a Votorantim será responsável pela elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) e o projeto executivo da obra. Todo processo está sendo acompanhado por fiscais do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

A obra de duplicação vai começar no fim da Avenida Mateus Leme, em Curitiba, e seguirá até a Estrada dos Romeiros, em Itaperuçu. Serão duplicados três quilômetros da rodovia dentro de capital e 19,7 quilômetros do traçado que passa por Almirante Tamandaré e Itaperuçu.

Além disso, a duplicação abrange 4,2 quilômetros da Estrada dos Romeiros, e mais 1,5 quilômetro de um trecho de contorno, em Itaperuçu, além do acesso ao pátio da Votorantim. A obra chegará à entrada de Rio Branco do Sul, até o cruzamento ferroviário.

MAIS RECURSOS – O prefeito de Rio Branco do Sul, Cezar Gibran Johnsson, ressaltou que a obra atende a reivindicação histórica dos moradores da região. “Ela é importantíssima. Outros governos nunca apresentaram projetos que dessem mais agilidade à solução deste problema”, disse ele.

No mesmo ato de assinatura do contrato com a Votorantim, o governador também liberou R$ 1,2 milhão para a prefeitura modernizar seu parque de máquinas, pelo Programa PROMAP. Com juro zero, a verba vai revitalizar o parque de máquinas e ajudar os pequenos agricultores com melhoria das estradas rurais. O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, disse que o recurso faz parte de um programa que, no total, disponibiliza R$ 85 milhões para as prefeituras adquirirem maquinários.