Readequação das linhas metropolitanas que operam em São José dos Pinhais 16/12/2015 - 14:50

As readequações das linhas metropolitanas que operam em São José dos Pinhais estão sendo implantadas gradativamente, para causa o menor impacto aos usuários. Algumas mudanças são resultado de reivindicações da população que pedia prolongamento do itinerário.
De acordo com a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), os estudos para definição das alterações levaram em conta, além do equilíbrio econômico e financeiro das linhas, também o menor impacto para os usuários, que contam com alternativas para o deslocamento entre Curitiba e São José dos Pinhais.
Em função das férias escolares e do recesso muitas linhas metropolitanas terão seus horários remanejados, conforme já é realizado anualmente.
As alterações que já estão vigorando em São José dos Pinhais são:

Linha E-21 Boqueirão/T. Central
O itinerário foi alterado para atender a uma antiga reivindicação da população e do comércio local. Ela foi ampliada e passou a se chamar E21 - T. Boqueirão/Centro São José com percurso passando pela região central de São José dos Pinhais.
A linha não entra mais no Terminal Central e seu ponto de referência é a Rua Barão do Cerro Azul. O novo itinerário é: Terminal Boqueirão; Av. Marechal Floriano Peixoto; Av. das Américas; Av. Souza Naves; Rua Zacarias Alves Pereira; Rua Voluntários da Pátria; Rua Barão do Cerro Azul; Rua Veríssimo Marques; Rua Judith F. Walbach; Rua Padre João da Veiga Coutinho; Av. das Américas; Av. Marechal Floriano Peixoto e Terminal Boqueirão. Para acessar o Terminal Central, os usuários podem embarcar no ligeirinho E07 São José/Boqueirão.

Linha I20 - Colombo/São José
De acordo com uma pesquisa, 82% dos passageiros desta linha tinham como destino final o centro de São José dos Pinhais. Por isso, em São José dos Pinhais, o itinerário foi estendido, passando ao lado do Terminal Afonso Pena e seguindo pela Av. Rui Barbosa, rua Voluntários da Pátria e o ponto final passou a ser na rua Marechal Deodoro (entre a Av. Izabel A Redentora e a rua Voluntários da Pátria).

Linhas E65-Curitiba/Xingu e E67-Curitiba/Braga
Para melhorar o atendimento das comunidades Braga e Xingu as linhas E65-Curitiba/Xingu e E67-Curitiba/Braga, que fazem percursos próximos, foram unificadas. A linha E67 - Curitiba/Braga (Via Ouro Fino) teve aumento de frota, beneficiando os usuários. Agora esta linha também está passando pela rua Joinville, no bairro São Pedro, para atender a demanda das pessoas que trabalham nas empresas locais. No Terminal Guadalupe, o ponto da linha está localizado nas plataformas utilizadas pela Viação São José.

Linha E66- Curitiba/Independência
Para reduzir o tempo de viagem até Curitiba e melhorar a frequência, esta linha foi seccionada no Terminal Afonso Pena e passou a ser denominada E03 Curitiba/Afonso Pena (via BR 277). A alternativa de acesso entre o bairro Independência e o Terminal Afonso Pena é a linha urbana 143 Centenário.

Linha E62 – Curitiba/Pedro Moro
Com a demanda baixa e a sobreposição de ônibus que operam na Av. Marechal Floriano, a linha E62 - Curitiba/Pedro Moro teve seu itinerário seccionado para E62 - Pedro Moro/Vila Hauer. Agora o ônibus segue até a rua Artur Hauer e retorna do HSBC. Os usuários do bairro Pedro Moro têm como alternativa a linha E05 - Curitiba/São José (via Av. das Torres).