Reforma recupera uma das maiores escolas da RMC 29/10/2013 - 10:07

O Colégio Estadual Júlio Szymanski, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, passa por uma grande obra de reforma e modernização. Em 56 anos de história, essa é a primeira vez que o prédio recebe uma intervenção deste porte. O investimento do governo estadual é de aproximadamente R$ 770 mil para a revitalização de toda a estrutura da escola, uma das maiores da Região Metropolitana e que atende cerca de 2 mil alunos do ensino fundamental, médio e técnico. A previsão para o término da reforma é fevereiro de 2014.

“Foi uma luta constante de toda a comunidade escolar para que essa reforma acontecesse. É uma conquista de todos. Hoje estamos vendo a realidade da escola mudar”, conta Vilson Vilmar Hartmann, pai do aluno Daniel Wilson Hartmann, do 2° ano.

A reforma inclui a renovação da instalação elétrica, com novas luminárias para o pátio e a quadra de esporte, que está desativada há quase 20 anos e agora será totalmente revitalizada. Também foi construído um banheiro adaptado para alunos com deficiência.

O piso de toda a construção será renovado com a troca dos tacos de madeira por cerâmica. As salas de aula estão recebendo pintura e quadros novos. “Os banheiros não tinham portas e os vasos sanitários eram quebrados. A escola está ficando mais bonita e isso nos dá uma motivação a mais”, disse a aluna Jéssica Karolyne Braz, 17 anos, do 3° ano.

Os laboratórios de química, física e informática, a cozinha, salas de aula e multiuso, a secretaria e a casa para o caseiro também são reformados. Na escola já foram concluídas a troca de toda a cobertura e do forro, a pintura interna e a construção do muro dos fundos do colégio. Também já foram feitas as rampas de acessibilidade e instalados os corrimãos, extintores e placas de sinalização e de prevenção contra incêndio.

Para o aluno Robert Douglas Ferreira Solino, 18 anos, do 3° ano do ensino médio, a reforma, que começou em abril, vai deixar a escola mais agradável e aconchegante. “Eu não reconheci depois da reforma. Teve uma mudança incrível. Agora a sensação dentro da sala de aula é totalmente diferente”, comemora.

A merendeira Rita Sekne trabalha há mais de 20 anos na escola. De acordo com ela, nesse período o prédio não passou por uma grande reforma. “Com essa reforma a escola está ficando totalmente diferente, parece que está maior. A nossa escola está ficando linda. Desde quando comecei a trabalhar aqui nunca tinha visto uma obra tão boa como a que está acontecendo agora”, disse a funcionária.

A cozinha de Rita também já recebeu melhorias. A capacidade de uso elétrico da escola já foi ampliada e vai atender a demanda de energia para o uso dos laboratórios, fogões, fornos elétricos e freezeres entregues pelo Governo do Estado.