Regional de Saúde Metropolitana discute plano de combate à dengue 31/01/2011 - 16:00

O diretor da 2ª Regional de Saúde (Metropolitana), Matheos Chomatas, se reuniu na sexta-feira (28 de janeiro) com secretários municipais de Saúde e representantes dos 29 municípios que a regional abrange. Foram apresentadas as medidas de combate à dengue e as novas diretrizes da regional.

“Vamos começar uma nova forma de gestão na regional. Ter uma comunicação ágil entre município e Estado, resolver os problemas e representar de maneira efetiva o governo estadual”, explica Matheos Chomatas.

Ele aproveitou a ocasião para pedir apoio dos municípios. “Nós estaremos sempre buscando soluções para os municípios, mas precisamos que os gestores municipais também venham até nós. Os serviços de saúde não têm férias e o trabalho deve ser feito o ano inteiro para a população ter assistência adequada”, afirmou.

Na reunião foi repassado o plano emergencial de combate à dengue. A sala de situação e as medidas que vêm sendo tomadas pela Secretaria foram apresentadas aos participantes. “Mesmo que a região de Curitiba não apresente ocorrências autóctones de dengue, precisamos manter o cuidado sempre. Devemos ficar atentos, pois uma notificação já é motivo de preocupação”, explica o técnico do programa de combate à dengue, Ronaldo Trevisan.

Trevisan ressaltou a importância da parceria entre o gestor municipal e estadual no combate ao mosquito transmissor da doença “Nós temos que trabalhar em conjunto, pois quando o gestor faz o seu trabalho de forma efetiva a população também participa e contribui”, destacou.

Com a volta das férias os cuidados devem continuar. “Muitas pessoas viajam para o interior nessa época do ano e podem ter ido para áreas de risco da dengue. Não temos casos autóctones na região, mas precisamos manter o alerta e a agilidade nas notificações”, afirma Chomatas.

Nos últimos dias a Secretaria estadual da Saúde anunciou várias medidas para fortalecer o combate à dengue no Paraná. Foram liberados R$ 351 mil para contratação de 123 agentes de controle de endemias na região de Londrina, pelo período de 89 dias. Também foram liberados equipamentos e materiais educativos para 10 municípios em situação de emergência.

“Os municípios podem contar com o apoio da regional sempre que precisarem. Somos o braço do governo estadual nesta região e precisamos ter um serviço de saúde realmente efetivo”, destacou Chomatas.

NÚMEROS - Segundo o último informe divulgado pela Secretaria, foram notificados 2.019 casos da doença em 103 municípios. Destes, 49 casos foram confirmados em sete municípios. 70% dos casos estão concentrados na região de Londrina. (Fonte AEN)