Regularização fundiária atende 180 famílias de São José dos Pinhais 24/06/2015 - 11:05

Ação do Governo do Paraná, em conjunto com a Prefeitura de São José dos Pinhais, garantiu no dia 23 de junho a regularização de terrenos de 180 famílias que moram na região. O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, assinou os primeiros contratos de compra e venda do loteamento Moradias Holtmann, localizado no município.

“É muito emocionante participar da realização dos sonhos dessas famílias que estavam esperando para regularizar a situação dos seus imóveis. São pessoas que precisam ter seus direitos respeitados e a documentação garante isso”, relatou Lupion durante as assinaturas.

É o caso da dona de casa Danielle Ferreira Back, de 25 anos. Ela mora há 10 anos no local e sempre teve medo de ter que abandonar o imóvel. “Não tínhamos segurança e eu ficava com medo de ter que sair de casa com minha família há qualquer momento. Passei minha vida inteira pagando aluguel e é muito bom poder morar no que é realmente nosso”, disse.

Segundo o prefeito do município, Luiz Carlos Setim, a parceria do Governo do Estado possibilitou a realização do sonho das famílias atendidas. “Elas têm a satisfação de assinar o contrato de regularização de seus terrenos e passam a ser donas dos lotes. Só temos que agradecer à Cohapar e ao governo estadual pelo suporte”, afirmou.

Para Franciso Schran Carneiro, 59 anos, funcionário público e presidente da Associação de Moradores Moradias Holtmann, a assinatura torna realidade um sonho de mais de 10 anos. “Há muito tempo esperávamos por essa regularização. Isso significa muito, pois agora teremos um lugar certo para morar. Antes era um empréstimo, agora é uma realidade”, disse.

O diretor de Regularização Fundiária e Relações Comunitárias da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus, explicou que o processo de regularização é tão importante quanto a entrega de uma casa. “Em São José dos Pinhais, são cerca de 1,5 mil famílias atendidas com a regularização dos imóveis e mais de 30 mil em todo Paraná. Isso acontece porque desde 2011 este governo tem dado uma atenção especial a esta causa”, finalizou.