Renault estuda novos investimentos em São José dos Pinhais 18/06/2013 - 11:10

O governador Beto Richa recebeu no dia 17 de junho, no Palácio Iguaçu, o presidente da Aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn. Na pauta do encontro, a possibilidade de novos investimentos da montadora francesa na fábrica instalada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Segundo Ghosn, a Renault cumpre um programa de investimentos de R$ 1,5 bilhão no Paraná, que deve ser encerrado até 2015, e vai estudar a possibilidade de novas inversões para aumentar a participação da marca no mercado automotivo brasileiro e internacional. A capacidade de produção da montadora foi ampliada para 380 mil veículos por ano e a empresa é uma das maiores exportadoras paranaenses.

“A Renault voltou a confiar no Paraná”, afirmou o governador Beto Richa. Ele ressaltou que o atual ciclo de industrialização do Estado é resultado de um bom planejamento e de um programa moderno de incentivos. “Hoje podemos comemorar o maior ciclo de industrialização da nossa história. Graças a um bom planejamento, bons programas, como o Paraná Competitivo, que consegue oferecer incentivos para vencer a grande disputa entre os estados para atrair esses investimentos”, disse.

O governador salientou que o Paraná se consolida como um dos grandes pólos automobilísticos do País e citou como exemplo também a ampliação da fábrica da Volvo e as novas plantas da Paccar, Caterpillar e Sumitomo. “Investimentos que ajudam também a despertar interessem de outros investidores internacionais”, completou o governador.

A Renault, que completa 15 anos de produção no Paraná em 2013, projeta alcançar 8% do mercado brasileiro até 2016. No ano passado, a marca foi responsável por 6,6% das vendas de veículos no mercado nacional. “O Paraná é a casa da Renault. Somos parceiros do Estado do Paraná e tudo o que pudermos fazer para seu desenvolvimento, nós faremos”, afirmou Carlos Ghosn. “O diálogo com o governo do Estado nos ajudou a acelerar os planos de investimento”.

No início do ano, a montadora parou a produção de veículos para concluir o projeto de expansão da fábrica, que teve apoio do Governo do Estado por meio do programa Paraná Competitivo. “Agradeço o apoio total do governador para a expansão da Renault, para facilitar as coisas e fazer com que realmente, em tempo recorde, pudessemos conseguir este aumento de produção”, disse Ghosn.

Ghosn disse que se a projeção de crescimento da participação da Renault no mercado nacional se confirmar, a montadora deve ampliar os investimentos no Paraná. “Se você tem uma progressão da participação de mercado, realmente esta fábrica (São José dos Pinhais) vai continuar sua expansão. Vamos fazer isso passo a passo, mas tudo deve acontecer no Paraná, que está fazendo de tudo para ser um Estado competitivo”.

PARANÁ COMPETITIVO – Os novos investimentos da Renault integram o portfólio de mais de R$ 20 bilhões em investimentos atraídos para o Estado nos últimos dois anos com o programa Paraná Competitivo, que geram cerca de 140 mil novos empregos em todas as regiões.

O Paraná é um dos estados que mais cresce no Brasil e o quarto em geração de empregos com carteira assinada. “Retomamos a total confiança dos investidores, com bons projetos, diálogo e segurança jurídica”, destacou Richa.

O secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, ressaltou que o governo cria uma nova carteira de investimentos, que irá gerar riquezas futuras. “Esses investimentos vão ser a arrecadação do amanhã. Por enquanto estão implantando ou ampliando suas empresas e depois teremos uma receita efetiva. Estamos plantando uma nova economia, forte e vigorosa, para o futuro do Paraná”, afirmou.

Participaram do almoço com o governador o presidente da Renault Brasil, Olivier Murguet; presidente do grupo O Boticário, Arthur Grynbaum; presidente do Banco HSBC no Brasil, André Guilherme Brandão; presidente da Ouro Verde Transporte e Logística, Karlis Kruklis, presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek; presidente da Copel, Lindolfo Zimmer; prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim; e secretários de Estado: Deonilson Roldo (Chefe de Gabinete), Cássio Taniguchi (Planejamento), Reinhold Stephanes (Casa Civil), José Richa Filho (Infraestrutura) e Ricardo Barros (Indústria e Comércio).