Repasse de impostos estaduais aos municípios aumenta 13,94% 27/04/2012 - 10:12

O repasse, do Governo do Paraná para os municípios, dos recursos arrecadados com impostos estaduais aumentou 13,94% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2011. O total repassado foi de R$ 1,45 bilhão, contra R$ 1,27 bilhão do ano passado.

Para o secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, o resultado reflete o trabalho desenvolvido pela secretaria para melhorar a arrecadação do estado e dos municípios.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Fazenda, o repasse de ICMS foi de R$ 1,05 bilhão no primeiro trimestre do ano, o que corresponde a uma evolução de cerca de 17% sobre os R$ 897 milhões recebidos pelos municípios de janeiro a março do ano passado. Da arrecadação do ICMS, o mais importante tributo em volume de recursos, 25% são destinados aos municípios em conformidade com o Índice de Participação dos Municípios (IPM).

Quanto ao IPVA, o montante é dividido em partes iguais entre o Estado e os municípios, de acordo com o total arrecadado. Até março foram enviados aos municípios R$ 399 milhões, o que corresponde a crescimento de 6,5% na comparação com os R$ 375 milhões distribuídos no primeiro trimestre de 2011. O repasse deste imposto é feito diariamente.