Representantes dos três novos municípios da RMC se reúnem na Comec 29/12/2011 - 10:55

A diretoria da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) se reuniu no dia 28 de dezembro com o prefeito de Campo do Tenente, Celso Wenski e representantes de Rio Negro e Piên. Os três municípios passaram a integrar oficialmente a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) no dia 09 de dezembro, quando o governador Beto Richa sancionou a lei que aumentou a RMC para 29 municípios. O evento também contou com a presença do presidente da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba), prefeito de Colombo, J. Camargo.

Durante a reunião, a diretoria da Comec explicou sobre o funcionamento da instituição e entregou uma cópia do seu regulamento, o livro do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado) e orientações para o processo de uso e parcelamento do solo. Também solicitou cópias do Plano Diretor dos Municípios, Leis Municipais de Zoneamento e delimitação da área de manancial. “Queremos dar as boas vindas aos três novos municípios e nos colocar à disposição para ajudá-los principalmente neste momento de adaptação”, explicou o coordenador geral da Comec, Rui Hara.

O presidente da Assomec, J. Camargo, lembrou que durante o processo da tramitação do projeto de lei, houve uma reunião na Assomec e no Conselho da Comec e, por unanimidade, os participantes aprovaram a entrada dos três novos municípios. “Damos as boas-vindas e colocamos nossa associação à disposição dos novos integrantes”.

“A inclusão como região metropolitana vai fortalecer os municípios”, disse o prefeito Celso Wenski ao explicar que eles têm conhecimento do ônus e do bônus de ser integrante da RMC. O ônus é que, a partir de agora, haverá necessidade do aval da Comec para parcelamento e ocupação do solo. Por outro lado, poderão participar de programas do governo federal como de saneamento básico, que exige que o município tenha 50 mil habitantes ou seja da região metropolitana. “E Campo do Tenente, que tem 7.125 habitantes, agora também poderá pleitear esta verba”, disse o prefeito.

REUNIÃO. Também participaram da reunião. Da Comec: o diretor-presidente, Gil Polidoro, o diretor técnico, Sandro Setim e o coordenador do Controle da Organização Territorial, Raul Peccioli Filho. De Piên, o chefe de gabinete, Joel Cavalheiro. De Rio Negro: a procuradora Lidiane Flores, o agrimensor Silvio Wilczek e o diretor de projetos Jorge Alberto.