Requião entrega nova Estrada da Ribeira e anuncia a duplicação da Rodovia da Uva 24/09/2009 - 15:10

Ao inaugurar em Colombo, nesta quinta-feira (24/9) o trecho urbano revitalizado da Estrada da Ribeira (BR-476), o governador Roberto Requião anunciou que, dentro de 15 dias, determinará a abertura de um processo de licitação para duplicar a Rodovia da Uva, que também liga Curitiba a Colombo. “Destinei R$ 25 milhões para a obra. São recursos do Detran que serão investidos na duplicação. O DER está fazendo os últimos ajustes no traçado para a gente fazer a licitação”, informou.

Depois de lembrar que a Estrada da Ribeira foi palco de muitos acidentes ao longo dos anos, o governador disse que o trecho duplicado receberá uma placa com o nome de Cátia de Fátima Figueiredo, uma aluna do Colégio Estadual Antonio Lacerda Braga, do Alto Maracanã, vítima de um acidente fatal ocorrido na rodovia em 14 de abril de 1986.

“Nós vamos homenagear as vítimas de todos os acidentes com o nome da estudante. A morte dela ensejou naquele ano uma manifestação de protesto contra a precária situação da travessia”, acrescentou. Cátia tinha 13 anos na época. Era de Bocaiúva do Sul, mas morava em Colombo.

VILA ZUMBI – O governador citou uma série de outros investimentos que o Governo do Estado está fazendo em Colombo. Falou dos novos terminais metropolitanos de transporte coletivo feitos pela Comec, dos financiamentos para a pavimentação de vias urbanas e da construção de creches e quadras realizados pela Sedu/Paranacidade, bem como das obras de saneamento da Sanepar. E destacou a urbanização e a construção de sobrados na Vila Zumbi dos Palmares, “que é a experiência mais bonita de intervenção do Estado no Brasil”.

Segundo Requião, a Vila Zumbi, localizada às margens da BR-116 em Colombo, era a vila com a mais alta taxa de criminalidade do Paraná, “mas em vez de mandar a polícia bater no povo, nós colocamos recursos públicos, construímos casas, melhoramos escolas, urbanizamos com ruas, água e esgoto – e a criminalidade simplesmente desapareceu.”

Para o governador, “não é a polícia que deve resolver os problemas do povo, mas é a solidariedade, é o investimento público”. “O povo – disse – precisa de ajuda, precisa de moradia, de escola para os filhos e não de violência urbana provocada no confronto entre ricos e pobres”.

INVESTIMENTOS – O secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, disse que a duplicação da Estrada da Ribeira, num trecho de 6 quilômetros, obra realizada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), exigiu investimentos de R$ 20 milhões.

“Na verdade, o Governo Requião destinou recursos da ordem de R$ 63 milhões para Colombo, englobando obras da Comec, como esta que estamos inaugurando e os terminais do Alto Maracanã, Guaraituba e Roça Grande, e os financiamentos da Sedu/Paranacidade para obras de pavimentação urbana (24 quilômetros de asfalto em ruas e avenidas), construção de seis creches, quatro quadras cobertas e quatro praças, além da urbanização do Parque da Uva, da Rua XV no centro da cidade e da intervenção na Vila Zumbi dos Palmares”, explicou o secretário.

Forte Netto disse ainda que os investimentos do Governo na Vila Zumbi, entre desapropriações, construção de 281 sobrados, drenagem e pavimentação, são da ordem de R$ 19 milhões.

DESENVOLVIMENTO – O vice-governador Orlando Pessuti, que descerrou uma placa provisória de inauguração da Ribeira juntamente com a sua esposa, dona Regina, destacou o trabalho do governador Roberto Requião, então senador, em busca dos recursos federais do BNDES que viabilizaram o Programa de Integração do Transporte da Grande Curitiba (PIT). “Este programa é que está revolucionando a Região Metropolitana de Curitiba com as obras de pavimentação, de construção de terminais de ônibus e dos corredores de transporte coletivo”, disse.

A revitalização da Estrada da Ribeira compreende, no seu conjunto, a duplicação da via, passando de duas para seis faixas de rolamento, sendo três em cada sentido, canteiro central, iluminação, construção de duas novas pontes (uma sobre o Rio Atuba e outra sobre o Palmital), retornos, rotatórias e guias rebaixadas.

Os deputados estaduais Beti Pavin e Edson Strapasson, bem como o prefeito de Colombo, J. Camargo, falaram da importância da obra para o desenvolvimento do município e, principalmente, para o Alto Maracanã, que é hoje a região que mais cresce na Grande Curitiba.

Participaram ainda da inauguração os secretários especiais de Coordenação de Projetos Sociais, Nivaldo Maldonado Gonçalves, e de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, a diretora presidente da Comec, Maria Letizia Fiala, além de prefeitos e vereadores dos municípios da região.