Requião inaugura novo Terminal do Alto Maracanã, em Colombo 21/01/2009 - 11:40

O governador Roberto Requião inaugurou nesta quarta-feira (21) o Terminal Metropolitano do Alto Maracanã, em Colombo (Grande Curitiba). Com área construída de 4.457 metros quadrados, o terminal remodelado dobrou de tamanho e passa a ser o mais moderno da Região Metropolitana de Curitiba. O novo Alto Maracanã foi projetado para atender a demanda de passageiros prevista para os próximos 15 anos. Atualmente, 70 mil pessoas por dia utilizam o terminal.

Na solenidade, Requião lembrou que a reforma foi feita com recursos do Governo do Paraná. “Fizemos isso porque não queríamos o aumento da tarifa do transporte coletivo de Curitiba. O terminal foi dado para o sistema, que é operado pela Urbs, mas ainda assim a tarifa foi reajustada em R$ 0,30”, explicou o governador.

Requião revelou que o Terminal da Roça Grande, concluído recentemente, também é uma doação do Governo do Paraná ao sistema integrado de transporte coletivo metropolitano. “Ele só não está operando porque a Urbs se recusa aceitar e colocar o terminal em funcionamento, apesar de já ter aumentado a tarifa”, falou.

“Estamos fazendo de tudo, num momento de dificuldade para o Brasil e o mundo, para que tarifas públicas não aumentem. Há cinco anos que seguramos as tarifas de água e esgoto. Não vamos aumentar as tarifas porque percebemos que o desemprego está aumentando. Trabalhadores com carteira assinada estão perdendo seus postos de trabalho, e o Governo do Paraná está fazendo o que pode para não onerar mais as famílias dos trabalhadores”, afirmou Requião.

O Governo do Paraná investiu R$ 3,8 milhões na obra, que faz parte do Programa de Integração do Transporte (PIT). O terminal leva o nome de Luiz Franceschi, um pioneiro do transporte coletivo na região de Curitiba, que o governador fez questão de lembrar e homenagear em seu pronunciamento.

O Terminal Alto Maracanã foi inaugurado em 1986, sofreu sua primeira reforma em 1996 e agora foi totalmente remodelado e ampliado. Até novembro do ano passado, 24 linhas de ônibus e 87 mil passageiros por dia utilizavam o terminal, que estava superlotado. Com a revitalização, há mais espaço e conforto para os usuários. O número de passageiros e o de linhas, por exemplo, diminuiu, pois 40% da demanda foi transferida para o novo Terminal do Guaraituba.

“Agora, o terminal tem plenas condições para acolher seus 70 mil usuários por dia com segurança e conforto”, disse o secretário do Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Netto. Com a revitalização, acabaram os transtornos que a população enfrentava no antigo Alto Maracanã. “Como o Terminal dobrou de tamanho, terá capacidade para atender novas linhas e mais passageiros no futuro, sem problemas”, explicou o coordenador da Região Metropolitana de Curitiba, Alcidino Bittencourt Pereira.

O Terminal Alto Maracanã tem 18 plataformas de embarque e desembarque — uma delas é elevada para acesso aos ônibus da Linha Direta, os ligeirinhos. Ao todo, 16 linhas servem o Terminal do Alto Maracanã — oito alimentadoras (Santa Helena, Jardim das Graças, Planalto, Jardim Eucaliptos, Adriane, Ana Terra, Sede Apedec, Sede Maracanã), cinco troncais (Maracanã/Santa Cândida, Guaraituba/Cabral, Curitiba/Guaraituba, Maracanã/Bairro Alto e Maracanã/Capão da Imbuia), duas intercidades (Colombo/São José dos Pinhais e Maracanã/Cachoeira), e uma linha direta (Colombo/CIC).

O terminal tem duas as entradas de passageiros — uma pela Rua Arquimedes e outra pela Rua Anchieta, paralela à Estrada da Ribeira. Há quatro faixas de travessia para pedestres, com rampas e guias rebaixadas, e guaritas de segurança. A reforma inclui tem 404 metros quadrados de área comercial, com cinco lojas, banheiros, salas de administração, bicicletário. O prédio também conta com uma área coberta para a parada de ônibus que não utilizam o terminal.

A ampliação e reconstrução do Terminal Alto Maracanã fazem parte do Programa Integrado de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Curitiba (PIT), executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

O programa foi criado para desafogar o atual sistema radial de transporte, em que todas as linhas de ônibus passam por Curitiba, e estabelecer um corredor de desenvolvimento entre Itaperuçu, Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Quatro Barras e Campina Grande do Sul.

O PIT prevê investimentos de R$ 124 milhões no sistema viário. As obras incluem construção de terminais metropolitanos, duplicação de vias, pavimentação, construção de trincheiras e pontes, iluminação pública, paisagismo, calçadas, ciclovias, trevos e pontos de ônibus e em terminais metropolitanos.

A solenidade de inauguração contou com a presença dos deputados Beth Pavin, Edson Strapasson, do prefeito José Antonio Camargo, da presidente da Comec, Maria Letizia Abbate Fiala, e do secretário Carlos Moreira (chefe de Gabinete).