Reunião da Câmara Temática de Infraestrutura 13/09/2013 - 15:10

A Câmara Temática de Infraestrutura da Secretaria da Copa se reuniu no dia 12 de setembro para avaliar e atualizar os dados sobre o Aeroporto Internacional Afonso Pena, Porto de Paranaguá, PAC da Copa da Prefeitura de Curitiba e Governo do Paraná, subestações da Copel, planejamento do Exército Brasileiro e projetos de Infraestrutura cadastrados junto à Celepar.

Com a participação do secretário da Casa Civil, Reinhold Stephanes, do secretário para Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, e do general de Artilharia Fernando Marques de Freitas, a reunião foi presidida por Paulo Rogério Scholl, da Compagás.

O coordenador técnico da Secopa municipal, Rafael Mueller, fez uma apresentação em parceria com a engenheira Susana Lins Costa, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), atualizando os dados das ações da Prefeitura de Curitiba na operação Copa. “Todas as obras estão em andamento. A única que teve problema foi a Rodoferroviária, devido a um acesso, mas já estamos finalizando um novo projeto para darmos início a sua execução”, lembrou Mueller.

A engenheira Susana Lins Costa falou sobre os detalhes dos acessos ao estádio da Arena, Perímetros de Restrição à Circulação de Veículos, Pontos de Verificação Veicular, Plano Operacional do Estádio, Sinalização e Plano de Mobilidade. “Estamos com um plano bem detalhado sobre os espaços de estacionamentos. Já reservamos 119 vagas no estádio, 1050 vagas com o parceiro UniCuritiba e mais 565 vagas a PUC/PR”. Susana disse que haverá mais 150 vagas em estacionamento para portadores de deficiência que vieram à Curitiba, apesar de não ser uma exigência da Fifa.

O superintendente da Infraero, Antonio Pallu, fez uma atualização das obras do Aeroporto Internacional Afonso Pena. “Algumas obras como o terminal de cargas, estacionamento e a restauração da pista já foram concluídas”, disse. “Agora estamos trabalhando na ampliação do pátio de aeronaves, com mais 10 posições, ampliação do terminal de passageiros e adequação dos equipamentos de auxílio à navegação aérea”.

Dos equipamentos gerais, os balcões de check-in passarão de 30 para 62, escadas rolantes de sete para 13, elevadores de seis para 23, pontes de embarques de seis para 14, aparelhos de raio-x de um para dois, com a manutenção de quatro balcões da Polícia Federal - Imigração.

O diretor do Porto de Paranaguá, Lourenço Fregonese, descartou a criação do Terminal Turístico do Porto de Paranaguá como obra da Copa devido ao prazo de conclusão, que seria de cinco anos, mas lembrou que porto está preparado para receber navios de grande porte, como os seis que atracaram neste último ano, além de um cargueiro considerado o maior navio de containers do mundo, com 368 metros, que chegará nos próximos dias”, disse. Ele lamentou que o Governo Federal destinou recursos na ordem de R$ 740 milhões para os Portos de Santos, Rio de Janeiro, Ceará, Recife, Manaus, Salvador e Natal, mas nada foi destinado ao Paraná.

O secretário da Casa Civil, Reinold Stephanes, disse que “é preciso que a sociedade tenha a percepção do que está sendo feito nesta preparação da Copa e conheça o grande número de benefícios que o mundial vai deixar”.

Participaram da reunião representantes da Comec, Ippuc, Celepar, secretarias estaduais da Casa Civil, de Controle Interno, da Copa, de Planejamento, de Ciência e Tecnologia, de Infraestrutura e Logística, secretaria municipal da Copa, Porto de Paranaguá, Infraero, Exército Brasileiro, Ministério Público Estadual, Associação dos Engenheiros, DER, Sindicato da Panificação, Sanepar, Copel, Office In, secretaria estadual da Ciência e Tecnologia, Guarda Municipal, Polícia Militar, Compagas, Comitê Organizador Local (COL//Fifa), Operadora Oi, Associação Comercial do Paraná e secretaria estadual de Infraestrutura e Logística.