Reunião discute ampliação do aeroporto e melhorias na infraestrutura viária 03/05/2011 - 11:10

Os principais projetos para a ampliação do Aeroporto Internacional Afonso Pena e para melhorar a infraestrutura viária em seu entorno, em função da Copa do Mundo de 2014, foram discutidos nesta segunda-feira (02 de maio) em reunião convocada pela Infraero, em Curitiba. Neste evento estiveram representantes da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) e o arquiteto Luiz Hayakawa e o objetivo é trabalhar em conjunto para a integração dos projetos municipais, estaduais e federais.

Durante a reunião a Infraero detalhou os projetos para a nova pista de pouso e decolagem e também para ampliação: do terminal de cargas, do pátio de aeronaves, do sistema de pista de taxi, do terminal do aeroporto e do estacionamento de passageiros.

A Comec informou os projetos que proporcionam maior fluidez e segurança nas vias de comunicação com o aeroporto: implantação do corredor aeroporto rodoferroviária e do corredor Marechal Floriano (ambos no trecho de São José dos Pinhais), corredor metropolitano, vias radiais e sistema integrado de monitoramento.

Também foi apresentado o Plano Diretor Multimodal de Curitiba que propõe alternativas que eliminam os impactos negativos do ramal ferroviário dentro da capital e beneficiam municípios da região metropolitana, criando uma rede que abrange ferrovia, rodovias, o aeroporto, o Porto de Paranaguá e a criação de uma rede de ciclovias.

Participaram da reunião, o coordenador da Comec, Rui Hara, o diretor-presidente da Comec, Gil Polidoro, o superintendente da Infraero, Antônio Pallu, a gerente de empreendimentos da Infraero, Ângela Bahr e o arquiteto e Administrador Regional da Matriz, Luiz Hayakawa.