Reunião em Brasília faz ajustes para a Copa 2014 22/07/2011 - 11:10

Representantes das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 participaram no dia 21 de julho, no Ministério do Planejamento, em Brasília, da terceira rodada de monitoramento presencial realizadas pelo Grupo Executivo da Copa (Gecopa), integrado pelos ministérios do Esporte, Cidades, Casa Civil, Planejamento e Fazenda. O secretário do Paraná para Assuntos da Copa do Mundo 2014, Mario Celso Cunha, informou que foram feitos ajustes de valores e prazos, dos contratos de mobilidade urbana e revisão de modal.

Segundo ele, ficou acertado que a assinatura da revisão da Matriz de Responsabilidades acontecerá no período entre 31 de julho a 15 de agosto. O lançamento do segundo balanço da Copa 2014 foi marcado para a segunda quinzena de agosto.

“Os nove projetos do Paraná e de Curitiba (cidade-sede), estão dentro dos prazos fixados. Na próxima semana devemos ter a definição das obras de conclusão da Arena da Baixada, para fechar o ciclo de responsabilidades”, assegurou Mario Celso Cunha.

“Todas as obras terminam com tranquilidade até dezembro de 2013, sem nenhuma dificuldade”, reforçou o presidente do Ippuc, Cléver Almeida, em referência ao prazo fixado pelo governo federal para conclusão das obras da Copa.

O presidente da Comec, Gil Polidoro, afirmou que já negociou com a Caixa Econômica e o Ministério das Cidades todos os ajustes necessários. “Na próxima semana teremos uma reunião em Curitiba, com representantes do ministério, para uma avaliação final”, informou.

APRESENTAÇÃO – Os representantes de Curitiba fizeram sua apresentação no período da manhã e, à tarde, foram ouvidos os representantes de Fortaleza e Brasília.

O encontro foi coordenado pelo secretário especial, Alcino Rocha, pelo assessor especial de futebol, Joel Benin, ambos do Ministério do Esporte, e pelo coordenador geral de Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Guilherme Ramalho.

O evento contou ainda com a presença de assessores dos ministérios do Gecopa, além de representantes da Caixa Econômica Federal, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Infraero.

Também representaram o Paraná o secretário municipal de Governo da Prefeitura de Curitiba, Luiz Fernando Jamur; o presidente do Ippuc, Cléver Almeida, e sua equipe; o superintendente da Infraero, Antonio Pallu; e o representante da Caixa Econômica Federal, Sérgio Luis Ghizzo.

OBRAS – O diretor-técnico da Comec, Sandro Setim, fez uma exposição dos cinco projetos do Governo do Estado do Paraná, lembrando que o Corredor Aeroporto/Rodoferroviária deve ter a obra contratada em janeiro de 2012, a Requalificação da Rua Marechal Floriano, em fevereiro de 2012, as Vias de Integração Radiais Metropolitanas devem ter início em abril de 2012.

“Quanto ao Corredor Metropolitano, que é uma das principais obras da Copa, já estamos com os projetos contratados e vamos agora negociar algumas alterações com os ministérios envolvidos. Pretendemos entregar um dos lotes em julho de 2013 e o outro em dezembro do mesmo ano”, disse Setim.

O secretário municipal de Governo disse que a reunião foi muito produtiva e objetiva. “A parceria com o governo federal tem sido positiva e a cidade de Curitiba já começou uma grande ação de novas obras, intensificando isso a cada dia e cumprindo os compromissos assumidos", disse Luiz Fernando Jamur.

No próximo encontro do Gecopa, marcado para terça-feira (26), serão discutidos temas como a isenção tributária para o Mundial de 2014 e os programas de acessibilidade. Fonte AEN