Richa abre Feira Sabores e reafirma compromisso com pequenos produtores 25/07/2013 - 11:25

O governador Beto Richa afirmou no dia 24 de julho, na abertura da 14ª Feira Sabores do Paraná, que o apoio à agricultura familiar é um dos principais compromissos do seu governo. “Temos programas fortes e bem planejados, que têm melhorado a vida dos produtores”, afirmou o governador. Ele citou ações para melhorar a renda das famílias e as condições de produção e escoamento dos produtos, como a Fábrica do Agricultor, o programa de calcário e as Patrulhas do Campo.

A abertura do evento teve a presença do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, dos secretários estaduais da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e do Turismo, Jackson Pitombo Cavalcante, e de Vanclei Said, diretor da rede Condor, parceira do governo na realização da feira.

Realizada pela Secretaria da Agricultura e Instituto Emater, a Feira Sabores acontece no pavilhão de eventos Expo Renault do Parque Barigui, em Curitiba, até domingo (28 de julho). Participam 170 expositores, que ofertam produtos como geleias, sucos, embutidos, queijos, patês, conservas, compotas, bolos e bolachas, além de artesanato, flores, turismo rural e um restaurante com comidas típicas do Paraná. A previsão é que a comercialização some R$ 1 milhão.

A feira é uma mostra do programa Fábrica do Agricultor, que reúne 1.300 pequenas agroindústrias, envolvendo mais de 6.500 famílias, propiciando emprego para 26 mil pessoas de todas as regiões do Estado.

“A Feira Sabores do Paraná é hoje um orgulho para o Estado”, disse o governador. “A feira cresce a cada ano e se consolida como uma vitrine da produção de pequenos produtores paranaenses”, afirmou ele. Além de conversar com produtores, Richa visitou o estande Mundo Rural, desenvolvido pelo EcoParaná, da secretaria de Turismo.

Richa destacou algumas medidas da sua gestão para fortalecer o setor agrícola paranaense. Foi criada a Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), que atua na parte de defesa e sanidade animal. Foi implantado o programa Patrulha do Campo, para melhoria e adequação das estradas rurais, o que é uma prioridade para os municípios paranaenses. A patrulha é um conjunto de equipamentos (tratores, caminhões, máquinas de patrolamento) repassados a municípios organizados em consórcio. A primeira fase do programa, que prevê o repasse de 30 patrulhas, já está praticamente concluída.

O governador citou, ainda, o repasse de calcário para correção de solos e melhoria da produtividade de pequenas propriedades. Só neste ano serão beneficiados 35 mil produtores. Outra ação é o repasse de óleo diesel para as prefeituras usarem em máquinas de patrolamento de estradas rurais.

“O Paraná foi o primeiro Estado do País a cumprir a lei federal que determina que 30% da merenda escolar sejam de produtos orgânicos da agricultura familiar”, ressaltou Beto Richa.

PARCERIA - O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, destacou a boa parceria com a Emater e a preocupação da prefeitura da capital em apoiar os pequenos produtores. “Essa é uma iniciativa importante, que prestigia os agricultores que mais precisam do apoio do poder público”, afirmou Fruet. A feira atrai o consumidor curitibano pelos sabores e aromas dos produtos, feitos de forma artesanal, com muita qualidade e que lembram a infância de muitas pessoas no meio rural.

Norberto Ortigara, secretário de Agricultura e do Abastecimento, disse que é evidente o crescimento anual da feira, com mais expositores e produtos. “Espero que vendam tudo o que trouxeram para capital”, afirmou Ortigara. “Queremos uma agricultura familiar fortalecida e, para isso, contem com a ajuda do Estado”, disse ele. O secretário destacou a parceria com o Sebrae e lembrou dos investimentos do governo na questão sanitária dos produtos expostos.

SUPERMERCADO - O diretor administrativo dos supermercados Condor, Vanclei Said, afirmou que a empresa é parceira do Governo do Estado nas ações de fortalecimento da agricultura familiar. A produção dos pequenos produtores está presente em gôndolas, em todas as lojas da rede. “Os produtos estão lado a lado com grandes marcas”, afirmou Raid.

A produtora de Contenda, na região Metropolitana de Curitiba, Juanice Boszcz, cultiva cogumelos e participa pela quinta vez da Feira Sabores do Paraná. “Quando conheci a feira ficamos encantados e decidimos participar. Com o tempo nossos produtos evoluíram e conseguimos trocar experiências com os colegas. Aqui temos uma verdadeira vitrine do campo paranaense”, disse ela.

TURISMO RURAL - Na abertura da Feira, foi assinado um protocolo de intenção entre a Secretaria da Agricultura, a Secretaria de Turismo, a Ecoparaná, o Instituto Emater, o Detran e a Comec para o desenvolvimento de ações de fortalecimento do turismo rural na região metropolitana de Curitiba, que está em franca expansão. Também foi lançada a logomarca Viva Paraná Rural, pela Ecoparaná, um porjeto que retrata e valoriza os elementos do campo e os agricultores.

FÁBRICA DO AGRICULTOR - Desenvolvido pela Secretaria Estadual da Agricultura e o Instituto Emater, o programa Fábrica do Agricultor apoia os pequenos produtores com ações para gerar renda e emprego, melhorar as condições de vida e a permanência das famílias no campo.

O programa foi criado em 1999 e hoje reúne 1.300 unidades industriais, individuais ou coletivas, envolvendo mais de 6.500 famílias, propiciando emprego para 26 mil pessoas de todas as regiões do Estado.

Só de 2011 para cá, 150 novas unidades foram incorporadas, com a criação de cerca de 3 mil empregos. A meta é chegar a 200 novas unidades até 2014, com a previsão de criar mais 3.600 empregos.

O Instituto Emater mantém, em todas as regiões do Estado, estrutura técnica e executiva para atuar em todas as etapas da produção, o que envolve os aspectos sanitários, boas práticas de produção agrícola e boas práticas na etapa de industrialização e manipulação dos produtos.

O programa envolve a Secretaria Estadual do Emprego, Trabalho e Economia Solidária e a Fomento Paraná e parceiros como o Sebrae e Senar (nas ações de capacitação e treinamento dos agricultores), Banco do Brasil, Caixa Econômica, Instituto de Pesos e Medidas, universidades, além do Ministério da Agricultura.



GALERIA DE IMAGENS