Richa assina contrato para ampliação do saneamento em São José dos Pinhais 20/02/2014 - 15:47

A Sanepar e a prefeitura de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, assinaram contrato de programa que garantirá a ampliação dos serviços de saneamento no município. Aprovado pela Câmara de Vereadores e em audiência pública com a população, o contrato tem duração de 30 anos e foi assinado pelo governador Beto Richa, o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, e o prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, no dia 20 de fevereiro.

“Pela Sanepar, estamos garantindo uma vida melhor para todos os moradores de São José dos Pinhais. Ao investirmos em saneamento básico promovemos a saúde da população e contribuímos para o crescimento vigoroso da cidade”, disse o governador Beto Richa. Ele lembrou que a empresa executa o maior programa de investimentos de sua história, com mais de R$ 2 bilhões aplicados em obras para os sistemas de água e esgoto em todo o Estado.

O governador apontou que obras de ampliação, melhorias e manutenção em saneamento acontecem nos 345 nos municípios atendidos pela companhia no Paraná. Ele citou, ainda, as obras em saneamento realizadas recentemente nos municípios de Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral do Estado, onde foram investidos R$ 250 milhões. “Temos a preocupação de realizar investimentos em saneamento em todo o Paraná, tanto é que realizamos o maior investimento da história da Sanepar. Avançamos muito na qualidade de atendimento dos serviços da companhia”, destacou o governador.

Richa recebeu do presidente da Sanepar um exemplar do Plano Diretor Saic – Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba e Região Metropolitana.

COLETA E TRATAMENTO – Entre as metas estabelecidas no contrato da Sanepar com São José dos Pinhais, está a de manter o índice de atendimento com rede de água em 100%.

O índice de atendimento com rede de coleta, transporte e tratamento de esgoto, que atualmente é de 59,72%, será ampliado para 80% com o tratamento de 100% do esgoto coletado. Além disso, a empresa irá implantar 41,6 quilômetros de rede de água e 712 ligações nas localidades de Costeira, Campina do Taquaral, Costeira do Cupim, Colônia Mergulhão, Rio de Una e Inhaiva.

“O contrato garante mais qualidade de vida e um melhor atendimento de saúde pública, principalmente, na área de coleta do esgoto doméstico que atingirá 80% do município”, afirmou o prefeito Luiz Carlos Setim. “Esse contrato representa um momento de festa não só para nosso município. Do nosso Rio Miringuava sairá a água que trará segurança para toda a Região Metropolitana de Curitiba. As obras da Barragem do Miringuava dependiam da assinatura deste contrato. Em nosso município, a Sanepar está indo além do atendimento na área urbana. Ao definirmos as metas, negociamos com a Sanepar o atendimento para nossas colônias do interior”, disse ele.

O município será beneficiado, ainda, com 50% de bonificação nas contas públicas de água e repasses para o Fundo Municipal de Meio Ambiente.

O presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, enfatizou que o Contrato de Programa de São José dos Pinhais é a formalização de uma política de governo, que “resgata e avança no compromisso assumido de promover conforto e segurança no abastecimento de água pelos próximos 50 anos”. Ele chamou a atenção para o volume de investimentos a ser executado no município, da ordem de R$ 124 milhões, além do repasse permanente de 4% da receita líquida da empresa em São José dos Pinhais, para que a Prefeitura invista em projetos ambientais e que garantam sustentabilidade.

INVESTIMENTOS - Atualmente, a Sanepar executa em São José dos Pinhais obras de ampliação da rede coletora de esgoto na Bacia do Rio Pequeno, um investimento de R$ 6,9 milhões. Também está em execução o reservatório Arujá II, obra de R$ 4 milhões, com capacidade para armazenar 7,4 mil metros cúbicos de água tratada.

“São obras em andamento e outras futuras que contemplam São José dos Pinhais que acabam refletindo em uma melhoria de todo o sistema de saneamento da região Metropolitana de Curitiba”, disse o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone.

O maior investimento projetado para São José dos Pinhais, entretanto, é a construção da Barragem Miringuava, que terá recursos da ordem de R$ 87,8 milhões e garantirá regularidade do abastecimento de água da Região Metropolitana até 2030.