Richa autoriza R$ 30 milhões para obras de pavimentação em seis municípios 23/11/2015 - 14:22

O governador Beto Richa assinou, no dia 23 de novembro, no Palácio Iguaçu, mais um conjunto de contratos de financiamentos, da Fomento Paraná, para obras em seis municípios. São R$ 30,2 milhões, que serão aplicados em melhoria da infraestrutura urbana, com pavimentação de vias, implantação de calçadas e iluminação, além de construção de um ginásio esportivo e uma capela mortuária. Os recursos atenderão São José dos Pinhais, Nova Londrina, Araruna, Quedas do Iguaçu, Terra Roxa e Alvorada do Sul.

O principal contrato foi com São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, que vai aplicar R$ 18 milhões na Avenida Rui Barbosa, uma das principais vias que corta o município. “São obras importantes, que mostram o compromisso que temos com o municipalismo. É fundamental que o Estado apoie investimentos em pavimentação, que melhoram a qualidade de vida dos cidadãos”, disse o governador.

ATENÇÃO - Os recursos são do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), linha de financiamento operada em parceria pela Fomento Paraná, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Paranacidade. Richa afirmou que o governo estadual disponibiliza recursos para investimentos em todos os municípios paranaenses. “É nas cidades que as pessoas vivem e é onde o poder público tem de concentrar sua atenção. Hoje em dia, em tempos de queda de repasses federais, os municípios do Paraná podem contar com o apoio do governo estadual”, afirmou.

De janeiro a outubro de 2015 a Fomento Paraná, instituição financeira de desenvolvimento do governo estadual, contratou R$ 221,4 milhões em financiamentos. O presidente da agência, Juraci Barbosa Sobrinho, destacou o momento econômico do Paraná e defendeu os investimentos nos municípios para fomentar a economia estadual. “Por conta desses investimentos, o Paraná hoje tem um ambiente virtuoso baseado no desenvolvimento social, econômico e sustentável”, afirmou ele.

Juraci Barbosa disse, ainda que, desde 2011, os contratos para financiamento de operações do setor público, que é o financiamento aos municípios, já soma R$ 945 milhões. Para o setor privado, são R$ 655 milhões nos últimos cinco anos. “Ao todo, nesse período, foram injetados R$ 1,6 bilhões na economia paranaense. O Estado do Paraná tem o compromisso de investir e apoiar os municípios. Esse apoio é tratado como prioridade pelo governador Beto Richa”, afirmou.

SITUAÇÃO ECONOMICA - Aos prefeitos, o governador afirmou que para o próximo ano está previsto investimento recorde de R$ 6,8 bilhões em obras e ações de governo, principalmente nos municípios paranaenses. Ele afirmou que isso só foi possível graças ao ajuste fiscal, feito pelo Paraná. “Com as contas equilibradas, recuperamos a capacidade de investimentos do Estado”, disse.

Richa citou indicadores internacionais que mostram que o Paraná tem hoje uma das melhores situações fiscais e financeiras do Brasil, apesar da grande recessão econômica que passa o país. O Estado foi eleito pela revista britânica The Economist como o segundo Estado mais competitivo do País, atrás apenas de São Paulo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná ultrapassou o Rio Grande do Sul e já é a quarta maior economia do País.

Obra em São José dos Pinhais

atenderá dois grandes bairros

A primeira fase da obra em São José dos Pinhais, que está para ser licitada com os recursos que estão sendo contratados, prevê a pavimentação e o recape asfáltico de um trecho de 3,4 quilômetros da avenida Rui Barbosa. Além da pavimentação e recape da via, serão implantadas também calçadas, sinalização e rampas de acessibilidade. São aproximadamente 42 mil metros quadrados de pavimentação e 8.500 metros quadrados de recape.

O primeiro trecho liga a região central da cidade ao Contorno Leste da BR-116, beneficiando diretamente os bairros Bom Jesus e Colônia Rio Grande. “Com apoio do Estado, vamos duplicar um trecho dessa importante avenida, garantindo conforto e mobilidade aos usuários. A Rui Barbosa é um grande corredor metropolitano que tem papel estratégico para nossa cidade e para região metropolitana de Curitiba”, avaliou o prefeito Luiz Carlos Setim.

Ele falou da situação econômica dos municípios e agradeceu o governador pela realização do ajuste fiscal. “Com a queda dos repasses federais, as administrações municipais estavam com muitas dificuldades financeiras. Graças ao ajuste implantado no Estado a arrecadação municipal voltou a crescer garantindo recursos para pagar os servidores e para investimentos”, destacou Setim.