Richa autoriza R$ 60 milhões para obras de saneamento na RMC e Litoral 04/12/2012 - 14:41

O governador Beto Richa assinou no dia 03 de dezembro, no Palácio Iguaçu, ordens de serviço para ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto nos municípios de Curitiba, Colombo, Almirante Tamandaré, Araucária, Morretes e Guaratuba e implantação de melhorias no sistema de abastecimento de água de Curitiba. O investimento totaliza R$ 60,4 milhões e vai beneficiar 42 mil pessoas.

Além do governador, o documento foi assinado pelos prefeitos dos seis municípios e pelo presidente da Sanepar, Fernando Ghignone. A Sanepar também firmou convênio com a Prefeitura de Curitiba para fornecer ao município, diariamente, cerca de 70 metros cúbicos de água tratada, não potável, para atividades como lavagem de galerias de águas pluviais, lavagem de ruas e calçadas, irrigação de jardins, além de combate a incêndios e uso em canteiros de obras públicas. A água de reuso é produzida na Estação de Tratamento de Esgoto Atuba Sul.

De acordo com Richa, os investimentos representam mais um passo para o cumprimento da meta de atender, até 2014, 72% da população paranaense com sistema de esgotamento sanitário. No início de 2011 apenas 58% das residências era servida por rede de esgoto. atendida pelo serviço. “Em uma boa parceria com os municípios estamos investindo fortemente em saneamento básico para garantir mais qualidade de vida aos paranaenses”, disse.

Na capital, a Sanepar irá investir R$ 4,3 milhões em obras de melhoria e ampliação do sistema de água, com a substituição de equipamentos na estação de tratamento Passaúna e execução de instalação elétrica no reservatório Corte Branco. De acordo com o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, o convênio vai trazer avanços para bairros mais necessitados e reduzir o desperdício de água tratada potável, por meio do reuso.

“Estamos garantindo aos curitibanos melhores condições de vida. Temos uma grande parceria com a Sanepar e obras da companhia em todas as regiões de Curitiba”, disse Ducci.

O presidente da Sanepar, Fernando Ghighone, ressalta a retomada, nos últimos dois anos, da capacidade de investimentos da empresa. “Até 2014, estaremos investindo R$ 1,93 bilhão em obras de saneamento em todo o Paraná”, afirma. Segundo ele, a cada real investido em serviços de saneamento, são economizados quatro reais em saúde pública.

METROPOLITANA – A ampliação da rede de esgoto na Região Metropolitana de Curitiba, com investimento de R$ 29,08 milhões, irá contemplar Almirante Tamandaré (bairros Campina do Arruda, Cachoeirinha e Vila Feliz), Colombo (Jardins João Paulo II, César Augusto, Contorno, Novo Horizonte, Solimões, Itambé, Curitibano, Curitiba II, Santa Helena e Rio Verde) e Curitiba (bairros Atuba e Santa Cândida). Serão executados 112 quilômetros de redes coletoras e implantadas 5.550 novas ligações. As obras irão beneficiar 22.200 pessoas.

Em Araucária, serão investidos R$ 15,2 milhões na ampliação do sistema de esgoto dedo município, que engloba a execução da Estação de Tratamento de Esgoto Passaúna e Estações Elevatórias Passaúna e Gerdau. As obras irão beneficiar 11.310 pessoas, gerando 2.619 empregos, entre diretos e indiretos. A previsão de conclusão é junho de 2014.

Segundo o presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), José Antonio Camargo, que é prefeito de Colombo, os investimentos serão fundamentais para o crescimento ordenado das cidades. “São obras importantes que irão contribuir para o desenvolvimento da região. Colombo tem apenas 30% da área com tratamento de esgoto e passo a passo vamos reverter esse quadro”, disse ele.

LITORAL – Para o Litoral, estão previstas obras em Guaratuba e Morretes. As obras de ampliação do Sistema de Esgoto de Morretes, com investimento de R$ 882 mil, incluem a execução de 8 quilômetros de redes coletoras e a implantação de 400 ligações prediais, beneficiando 1.520 pessoas. “Morretes é a terceira cidade mais visitada do Estado e, com este investimento, chegaremos a um índice de 65% de cobertura com esgotamento sanitário”, disse o prefeito do município, Amilton Paulo da Silva. Serão gerados 150 empregos, entre diretos e indiretos.

Com investimento total de R$ 10,95 milhões, e previsão de início em janeiro de 2013, a ampliação do sistema de esgoto de Guaratuba irá beneficiar o bairro Coroados com uma estação elevatória de esgoto. Serão executados ainda 41 quilômetros de redes coletoras e implantadas 1.920 novas ligações. Estas obras irão beneficiar 7.680 pessoas. “Nos próximos dois anos alcançaremos 100% da população do município atendida com saneamento, colocando Guaratuba como uma cidade modelo para o País”, disse a prefeita Evani Cordeiro Justus.

A solenidade de assinatura de ordens de serviços contou com a presença do deputado estadual Nelson Justus.