Richa autoriza R$ 60,5 milhões para melhoria urbana em 39 cidades 15/12/2015 - 15:31

Obras de pavimentação e recape asfáltico, calçadas, reforma de ginásio, de hospital e construção de capela mortuária, além de compra de equipamentos rodoviários são as melhorias que 39 municípios, sendo 02 da Região Metropolitana de Curitiba (Araucária e Piraquara), farão com recursos financiados pelo Governo do Estado. O investimento soma R$ 60,5 milhões. No dia 14 de dezembro o governador Beto Richa recebeu os prefeitos para autorizar e homologar licitações. Do total de recursos, R$ 13,5 milhões são de novos contratos, que no mesmo encontro, foram firmados pela Fomento Paraná com nove municípios.

Os recursos são das linhas Sistema de Financiamento dos Municípios (SFM) e Programa de Apoio à Aquisição de Máquinas e Equipamentos Rodoviários para Prefeituras (Promap II), gerenciados em parceria pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Fomento Paraná.

O governador afirmou que a liberação de recursos para infraestrutura urbana e viária e para aquisição de equipamentos é uma rotina no Paraná e demonstra o cunho municipalista da administração. “Entendemos que precisamos investir nas cidades onde as pessoas vivem para garantir qualidade de vida a todos, ainda mais neste momento de profunda recessão econômica, com redução brutal das arrecadações pelas administrações públicas”, disse ele.

Richa destacou que o governo estadual se faz presente no momento em que o governo federal diminui os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é a principal fonte de receita para as cidades com até 50 mil habitantes. “Mais que nunca o nosso governo apoia as iniciativas nos municípios para garantir mais infraestrutura e, consequentemente, vida melhor aos paranaenses”, completou.

Os prefeitos destacaram a importância da parceria com o governo estadual para executarem obras reivindicadas pela população. Em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, os recursos de mais de R$ 3,7 milhões, contratados junto à Fomento, serão destinados para a construção de uma ponte que ligará o bairro Cristo Rei ao Centro da cidade, beneficiando de 30 mil a 40 mil pessoas. “Não conseguiríamos fazer esta obra sem este financiamento. Durante a gestão do governador Beto Richa, tivemos várias obras em nossa cidade, que estão colaborando muito para melhorar a vida da população de Francisco Beltrão e de todo o Sudoeste do Paraná”, afirmou o prefeito Antonio Cantelmo Neto.

Para o secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, os repasses estaduais contribuem com os municípios que não têm recursos próprios. “Fechamos o ano de uma forma muito positiva. Mesmo com esta crise que o Brasil vive, o Paraná atinge um grande volume de repasses aos municípios”, disse. “É uma parceria muito sadia que, cria empregos nas cidades e ajuda os municípios a se desenvolverem e melhorar a vida das pessoas”, destacou Ratinho.

RECORDE HISTÓRICO – Assinaram novos contratos de financiamento os municípios de Campina do Simão, Iguatu, Ivatuba, Nova Prata do Iguaçu, Santo Antônio do Sudoeste, Quarto Centenário, Rio Bonito do Iguaçu, Francisco Beltrão e Porto Barreiro. Todos são pelo SFM.

O presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, disse que com esses contratos a instituição já contabiliza mais de R$ 1 bilhão em financiamentos de obras e aquisição de máquinas e equipamentos para atender aos municípios paranaenses desde 2011, nas chamadas Operações do Setor Público. Foram 655 contratos assinados com os municípios paranaenses no período.

“É um recorde histórico. Este sistema ajuda os municípios há mais de 25 anos, mas tem sido melhorado na gestão do governador Beto Richa para atender sua determinação de ajudar na infraestrutura e no desenvolvimento das cidades”, explicou Juraci.

A previsão inicial da Fomento Paraná para 2015 era de contratar R$ 162 milhões nesse tipo de operação, mas a meta foi superada com folga (59%). Até o mês de novembro já foram contratados R$ 257,6 milhões, superando em 13% o valor contratado durante todo o ano de 2014. De acordo com Juraci Barbosa, a Fomento Paraná também destinou, no período, quase R$ 660 milhões para empreendedores privados. “Com isso, temos cerca de R$ 1,7 bilhão injetado na economia do Paraná, que ajuda a economia local, aumenta os empregos e a arrecadação”, completou.

PRESENÇAS - Participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano; o secretário chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra;; o deputado federal Luiz Carlos Hauly e os deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli, Guto Silva, Mauro Moraes, Cobra Repórter, Tião Medeiros, Missionário Arruda, Élio Rush, Artagão Júnior, Paulo Litro, Vilmar Recheimbach, Fernando Scanavaca, Doutor Batista, Cristina Silvestri, Nelson Justus, Alexandre Curi, Thiago Amaral e Bernardo Carli.

CONFIRA OS INVESTIMENTOS NOS MUNICÍPIOS

ARAUCÁRIA (Região Metropolitana de Curitiba)

SFM - R$ 1,16 milhão - homologação

Pavimentação de ruas no Jardim Itaipu II e no Bairro Capela Velha