Richa autoriza início da obra do contorno em Agudos do Sul 17/04/2013 - 16:07

O governador Beto Richa assinou no dia 17 de abril a ordem de serviço para início da obra do contorno rodoviário de Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O investimento é de R$ 1,7 milhão. Serão construídos quase dois quilômetros de rodovia na PR-281. A obra vai melhorar a intersecção com esta rodovia e a PR-419 e retirar o trânsito pesado da região central do município.

Richa também anunciou a realização de estudo para a construção de 20 quilômetros de acostamento na PR-281, no trecho entre Agudos do Sul e Tijucas do Sul, que é uma das principais reivindicações dos moradores da região. “Nosso governo é municipalista e ajuda todas as cidades, em parceria com os prefeitos. Queremos estar próximos e contribuir cada vez mais para o desenvolvimento das cidades que mais precisam", declarou o governador.

No encontro, o governador repassou R$ 1,07 milhão para pavimentação de vias e reforma do parque máquinas da prefeitura. O recurso é da Secretaria do Desenvolvimento Urbano. “O governo está respondendo a uma necessidade das prefeituras, que sozinhas não têm condições de realizar obras capazes de alavancar o desenvolvimento”, disse o secretário Ratinho Junior.

O governador anunciou, também, investimentos de R$ 300 mil para a construção de duas unidades de Saúde da Família e entregou um aparelho de raio-x para o hospital municipal de Agudos do Sul. Outros R$ 570 mil serão investidos na construção de 20 moradias na área rural do município.

Richa autorizou ainda o estudo para revitalização da quadra esportiva da escola da Escola Rui Barbosa. Na área da agricultura, houve repasse de R$ 80 mil para o programa de calcário, que será utilizado por pequenos agricultores da região, e mais R$ 52 mil para a prefeitura adquirir óleo diesel para os trabalhos de manutenção de estradas rurais.

VALORIZAÇÃO - O prefeito de Agudos do Sul, Antônio Ferreira, ressaltou que o contorno é muito importante porque liga duas rodovias e, com isso, vai tirar todo o trânsito pesado da cidade, que é perigoso e está demolindo a pavimentação. “Além disso, a obra vai valorizar as propriedades, melhorar a infraestrutura e o escoamento da produção", afirmou ele.

Para o agricultor Francisco Elias Gonçalves (50), produtor de milho, feijão e tabaco, o novo contorno vai ajudar a reduzir o custo do escoamento da produção local. "Os caminhões não vão precisar passar pelo centro da cidade. Isso melhor o fluxo e vai baratear o custo”, avaliou Francisco. O agricultor também agradeceu pelo repasse de calcário, que ele não recebia há quqase dez anos."É um insumo essencial para os agricultores, pois corrige o solo. O pequeno produtor necessita disso".

SAÚDE – Agudos do Sul conta com um posto de saúde 24 horas e uma clínica da mulher. Agora, terá mais duas unidades de Saúde da Família, voltadas para a atenção básicas. "São unidades importantes porque é na atenção primária que temos os melhores resultados em prevenção", destacou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

Além de construir a instalação física, o Governo do Estado equipa as unidades. O município entra apenas com o pessoal, para o qual o Estado também participa com a ajuda para o custeio.

A dona de casa, Filomena Narlok Bastos (50), disse que o Raio-X que chega para a cidade será importante para facilitar o atendimento a este serviço. "Não vamos precisa ir para Curitiba", disse. Olívia do Carmo Souza (52) também ficou feliz, pois tinha dificuldade para ajudar o filho, que se acidentou. “Eu tinha que levá-lo até São Bento do Sul, e pagar por um exame. Agora não vou precisar sair daqui e teremos o atendimento gratuito", comemorou ela.