Richa autoriza início das obras de modernização na Estrada do Cerne 19/11/2015 - 13:58

O governador Beto Richa assinou no dia 19 de novembro a ordem de serviço para as obras de modernização e recuperação de 11 quilômetros da PR-090, conhecida como Estrada do Cerne, entre Curitiba e Campo Magro. O trabalho inclui a duplicação de dois quilômetros e construção de três quilômetros de terceira pista, recuos para ponto de ônibus e sete quilômetros de calçadas, além de acostamentos. O projeto Serão ainda quatro interseções em nível, sendo um retorno, uma rótula alongada e duas rotatórias. O investimento de R$ 24,7 milhões será feito com recursos próprios do governo estadual.

“A recuperação dessa importante rodovia irá beneficiar diretamente a população de Campo Magro, com mais segurança e mais empregos. Essa obra é muito aguardada e, agora, será realizada”, afirmou Richa, na solenidade, realizada na prefeitura de Campo Magro. O governador anunciou, ainda, a construção de uma unidade básica de saúde no Jardim Boa Vista, em Campo Magro, e entregou uma ambulância para o município.

DESENVOLVIMENTO - A obra na Rodovia PT-090 será executada pela construtora Tucumann, que venceu a licitação. Com a modernização, o governo estadual espera desafogar o trânsito entre a capital e Campo Magro nos horários de maior movimento. “A melhoria será muito importante para o desenvolvimento social e econômico de Campo Magro, que tem muitas atrações turísticas, especialmente no turismo rural e gastronômico”, afirmou o governador.

Ele explicou que os recursos para a execução da obra da Estrada do Cerne viriam de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Estamos com tudo certo, mas o governo federal bloqueou o empréstimo prejudicando o início da obra. Como assumimos o compromisso, não quisemos esperar e estamos colocando o dinheiro do Tesouro do Estado”, explicou.

O governador ressaltou que a melhoria da infraestrutura de transporte continuará sendo alvo de investimentos, a fim de dar suporte à industrialização em curso e à geração de emprego. Para 2016, disse ele, o orçamento do Estado prevê R$ 3 bilhões em infraestrutura. “Esse investimento recorde que programamos para o próximo ano só foi possível com o ajuste fiscal que implantamos no Estado. Enquanto a União e outros estados estão com dificuldades para pagar os servidores, o Paraná está com a capacidade financeira recuperada e investindo em importantes obras”, disse Richa.

MAIS EMPRESAS - A Estrada do Cerne foi construída no governo de Manoel Ribas (1932/1945), como ligação entre o Norte Pioneiro e Curitiba para facilitar as exportações de café pelo porto de Paranaguá. Parte da rodovia original foi pavimentada e revitalizada no governo de José Richa, obra concluída em 1985, 30 anos atrás.

O prefeito Louvanir Menegusso disse que as obras de melhoria da rodovia é aguardada há mais de 20 anos pela população de Campo Largo, que tem 30 mil habitantes. “Agora se torna realidade. Além de mais segurança para os usuários, teremos avanços econômicos com mais empresas interessadas em investir e gerar empregos na nossa cidade”, afirmou Menegusso.

Ele destacou o aspecto municipalista da gestão Beto Richa e citou que nos últimos anos o governo estadual investiu R$ 40 milhões em obras de infraestrutura no município. “Temos no Estado, hoje, um grande parceiro de Campo Magro”, afirmou. O prefeito falou, ainda, sobre as dificuldades na área da saúde e ressaltou a unidade de saúde anunciada pelo governador, um investimento de R$ 600 mil. Além disso, o governo estadual está construindo outra unidade na vila Santa Luzia com investimentos de R$ 500 mil.

PERFIL URBANO - O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, explicou que a PR-090 tem um perfil urbano e, por isso, o projeto prevê acostamentos, terceiras faixas, rotatórias e duplicação do trecho mais movimentado. “Será uma completa modernização dessa importante rodovia, fazendo integração entre as duas importantes cidades. Por ter volume intenso de tráfego, a Estrada do Cerne tem muitos acidentes e congestionamentos. Queremos com essa obra acabar com essa situação levando qualidade aos usuários”, afirmou.

O secretário explicou que, atualmente, o governo estadual tem um grande programa de modernização e duplicação de rodovias estaduais. Em quatro anos, a previsão é duplicar mais de 700 quilômetros de rodovia. “Em todas as regiões temos obras que têm garantido desenvolvimento econômico e social ao Paraná. O trecho que será duplicado da rodovia será de dois quilômetros a partir do trevo com o Contorno Norte. “É a parte mais intensa com fluxo diário de até 30 mil veículos por dia”, disse ele.

PRESENÇAS – Participaram do evento o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, e o deputado estadual Alexandre Curi, além de prefeitos e secretários de estado.

Box

Moradores comemoram o início das obras

O aposentado Adílio Santana tem 77 anos e mora em Campo Largo há mais de 55 anos. “Acompanhei o crescimento dessa região e o papel que a rodovia do Cerne desempenhou no desenvolvimento da nossa cidade. Nos último anos, a qualidade da estrada caiu e o movimento aumentou muito. Com isso, os acidentes já não são mais novidades”, disse. Santana comemorou o anúncio da recuperação da rodovia, com duplicação do trecho mais movimentado. “Agora sairá do papel, garantindo mais segurança aos motoristas e pedestres”, destacou.

Já a servidora pública Jocasta Aparecida Brich, 26 anos, vai para Curitiba três vezes por semana pela Estrada do Cerne. Ela contou que a obra será muito importante para descongestionar o tráfego e reduzir os acidentes. “Na hora do pico o transporte fica caótico com muitos acidentes. O que mais gostei é que teremos segurança para andar com a construção de acostamentos”, disse ela.