Richa autoriza obras e equipamentos para 32 municípios 31/08/2015 - 16:49

Pavimentação e recape de vias, implantação de galerias pluviais, calçadas com rampas de acessibilidade, ciclovias e compra de equipamentos rodoviários e maquinários. Estas são algumas das principais melhorias que 32 municípios paranaenses vão fazer com recursos financiados pelo Governo Estadual.O valor dos investimentos soma cerca de R$ 40 milhões.

O governador Beto Richa recebeu os prefeitos, no dia 31 de agosto, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e autorizou licitações e homologou licitações já concluídas para 17 prefeituras. Dois municípios da Região Metropolitana de Curitiba serão beneficiados: Fazenda Rio Grande e Piraquara. Outros 15 municípios assinaram contratos de financiamento com a Fomento Paraná.

“Temos compromisso com a pauta municipalista e os financiamentos do Governo do Estado para as prefeituras são rotina”, afirmou o governador. “Investimos nos municípios para possibilitar que eles cresçam e ofereçam infraestrutura urbana e viária e uma melhor qualidade de vida para a população”, disse ele.

Os recursos são de linhas destinadas às prefeituras – o Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM) e Programa de Apoio à Aquisição de Máquinas e Equipamentos Rodoviários para as Prefeituras (Promap II), gerenciados pela Fomento Paraná, em parceria com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano e Paranacidade.

PRESENÇA NOS MUNICÍPIOS – No encontro com os prefeitos, Richa destacou que ajuste fiscal realizado pelo Governo do Estado faz com que o Paraná recupere sua capacidade de investimento e, também, beneficia os municípios. “Enquanto o governo federal reduziu o Fundo de Participação dos Municípios, o governo estadual ampliou em 20% o repasse de recursos de impostos estaduais para as prefeituras”, disse o governador. Os municípios recebem 25% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços e 50% Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) recolhido a pelo Estado.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, disse que o governo estadual chegará ao fim de 2015 com repasses de cerca de R$ 300 milhões aos municípios, só neste ano. “Todo o Paraná está sendo atendido pelo Governo do Estado, gerando renda e qualidade de vida aos paranaenses”, afirmou ele. “apoio do Estado aos municípios permitem que eles mantenham seus investimentos, mesmo no momento de retração da economia. A injeção de recursos vem em boa hora. As prefeituras que contavam com recursos federais acabaram sofrendo por causa do contingenciamento do governo federal”, disse ele.

O diretor-presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, destacou a importância dos financiamentos. “Esses repasses se tornaram uma prática do Governo do Estado. Atendemos além dos municípios, também os empreendedores paranaenses que precisam de linha de crédito”, afirmou.

PRESENÇAS – Participaram do evento a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; o secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra; os deputados federais Luiz Carlos Hauly e Alex Canziani; e os deputados estaduais Paulo Litro, Vilmar Recheimback, Francisco Buhrer, Fernando Scanavaca, Plauto Miró, Hussein Bakri, Nelson Justus, Élio Rusch, Artagão Júnior, Márcio Nunes, Doutor Batista, Alexandre Curi, Bernardo Carli, Tião Medeiros e Cristina Silvestri.

Municípios da RMC que tiveram autorização de licitações e homologações

FAZENDA RIO GRANDE

SFM – R$ 595,70 mil – Homologação

Pavimentação asfáltica, calçadas com rampas de acessibilidade em ruas do bairro Eucaliptos