Richa entrega Cras, unidade de saúde e moradias em Campo do Tenente 27/10/2015 - 16:40

O governador Beto Richa, junto com a secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, inaugurou nesta terça-feira (27) o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Campo do Tenente, na Região Metropolitana de Curitiba. O município, que tem uma das menores arrecadações do Estado, recebeu, também, mais uma unidade de Saúde da Família e novas moradias para 40 famílias da área urbana.

Acompanhado pelo prefeito Jorge Luiz Quege, Richa foi a bairros que foram asfaltados, também, com recursos do governo estadual. “São muitas ações do Estado em Campo do Tenente, o que garante para os seus moradores uma cidade melhor, mais estruturada. Temos uma grande parceria com o prefeito e essa soma de esforços dá resultados positivos, como estas obras”, afirmou o governador.

O prefeito afirmou que o investimento em obras e melhoria feitos pelo atual governo em Campo do Tenente é o maior da história do município. “Além das inaugurações e entregas de hoje, já construimos mais uma unidade de saúde, asfaltamos três conjuntos habitacionais e iremos asfaltar mais um”, disse o prefeito. “Também já está encaminhada a construção de mais 45 moradias.”

“O apoio do governo do estado é fundamental”, afirmou o prefeito, ressaltando que Campo do Tenente, além da baixa arrecadação, sofre com a queda nos repasses do Governo Federal pelo Fundo de Participação dos Municípios. “Sem o apoio do Governo do Estado não faríamos nada. Esse apoio é fundamental”, ressaltou Quege.

O governador reafirmou a postura municipalista do seu governo e ressaltou a importância, para a população, da presença do estado nos municípios. “Atendemos a todos os municípios, sem critério político partidário. Não há discriminação política, pois isso só prejudica a população, principalmente as famílias mais carentes, que mais precisam dos serviços públicos”, afirmou Richa.

PORTA DE ENTRADA – O novo Cras de Campo do Tenente tem capacidade para atender até 2.500 famílias da região. Foram investidos R$ 257,6 mil na construção, recurso do Fundo Estadual da Assistência Social (Feas) que foi deliberado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).

A secretária Fernanda Richa ressaltou que, com a unidade de Campo do Tenente, chega a 546 o número de Cras no Paraná. É o 44º inaugurado pelo Governo do Estado desde 2011. “Estamos ampliando a rede para atender as famílias em situação de vulnerabilidade e risco”, disse Fernanda. “O Cras é a porta de entrada das famílias à rede de proteção e assistência social”, explicou a secretária.

Nas unidades, que são geridas pelos municípios, as pessoas em situação de vulnerabilidade social recebem atendimento para fortalecer os vínculos familiares, ter acesso a programas e benefícios sociais e assim promover a melhoria na sua qualidade de vida.

EXPANSÃO – De 2011 para cá, o governo estadual investiu R$ 8,7 milhões na construção de 44 novos Cras. Com isso, o Paraná ocupa a quinta posição entre os estados que possuem a maior quantidade de Cras implantados no país. Para auxiliar na manutenção do Cras o governo estadual repassou ao município de Campo do Tenente, por meio do Incentivo Família Paranaense, o recurso de R$ 18,1 mil. O município também recebe o Piso Paranaense de Assistência Social que é um recurso mensal para ser utilizado em ações de proteção social básica e especial, aprimoramento de gestão e benefícios eventuais. Desde 2013, o valor repassado ao município foi de R$ 124,9 mil.

Unidade de saúde faz 800 atendimentos por mês

O governador Beto Richa descerrou a placa de inauguração da Unidade de Saúde Divino Espírito Santo, que já está em funcionamento e faz, em média, 800 atendimentos por mês. O Governo do Estado destinou R$ 500 mil para a construção da unidade.

No local, são ofertados consultas e exames na área de pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia. Além disso, o serviço conta com sala de vacinas, espaços para inalação, curativos, coleta de exames, realização de testes rápidos e farmácia básica.

De 2011 para cá, o governo estadual destinou R$ 167 milhões para construção, reforma ou ampliação de 460 unidades de saúde em todo o Paraná. Toda unidade de saúde que o Estado entrega aos municípios recebe um kit de equipamentos e a partir da inauguração está apta a atender o cidadão. A Secretaria da Saúde também faz repasse mensal de custeio para as unidades. Os valores variam de acordo com fator de redução de desigualdades e pode chegar a R$ 18 mil por mês. Campo do Tenente recebe R$ 60 mil anuais.

Famílias não pagam nada pelas novas casas

O governador Beto Richa entregou as chaves da casa própria para 40 famílias de Campo do Tenente. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 1,2 milhão em recursos estaduais, federais e municipais.

As moradias têm 41 metros, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As unidades fazem parte do programa Sub 50, modalidade do Minha Casa Minha Vida destinado a municípios com menos de 50 mil habitantes. As famílias beneficiadas se encontram em situação de vulnerabilidade social e não pagam nada pelos imóveis.

O prefeito Jorge Luiz Quege disse que já está encaminhada a construção de mais 45 moradias para o município. “São famílias que moram em área de risco, que vivem em dificuldade. Elas são o foco do nosso projeto habitacional”, afirmou ele.

PIÊN – Também nesta terça-feira, outras 40 casas da mesma modalidade foram entregues em Piên, também na Região Metropolitana de Curitiba. Com isso, os investimentos dos projetos habitacionais entregues apenas nesta terça-feira (27) chegam a R$ 2,4 milhões na região Sul.