Richa entrega Patrulha do Campo para região do Vale do Ribeira 03/06/2013 - 15:11

O governador Beto Richa esteve, no dia 30 de maio, em Doutor Ulysses, na Região Metropolitana de Curitiba, para entregar uma Patrulha do Campo, formada por máquinas para a recuperação de estradas rurais. Além de Doutor Ulysses, os equipamentos vão beneficiar Adrianópolis, Bocaiúva do Sul e Cerro Azul, que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Ribeira (Cidrevar).

“Dotar as estradas rurais de condições de tráfego seguro é uma grande demanda dos prefeitos no Paraná e uma necessidade prioritária dos produtores rurais e dos moradores do campo”, disse Beto Richa, no encontro com a participação do prefeito de Doutor Ulysses, Josiel do Carmo dos Santos, e outros prefeitos da região, conhecida como Vale do Ribeira.

O prefeito Josiel do Carmo lembrou que Doutor Ulysses tem aproximadamente dois mil quilômetros de estradas rurais. “Sem a ajuda do Estado não é possível manter as nossas estradas em condições de trafegabilidade. A patrulha municipal está sucateada, com alguns maquinários com até 40 anos de uso”, disse o prefeito.

O Governo do Estado já entregou 24 Patrulhas do Campo para melhorar estradas rurais de 167 municípios organizados em consórcios. O programa do governo estadual prevê a entrega de 60 conjuntos de maquinário para os municípios até 2014. Trinta patrulhas já foram compradas. No total, 200 municípios serão beneficiados nesta primeira fase.

Cada patrulha é composta por escavadeira, trator de esteira, motoniveladora, pá-carregadeira, rolo compactador, caminhão-comboio, carreta para as máquinas e cinco caminhões basculantes. O conjunto é utilizado em rodízio, conforme acordo entre os próprios municípios.

HABITAÇÃO E CALCÁRIO – Em Doutor Ulysses, a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) está construindo 21 casas na área rural e outras 79 estão em projetos. O investimento é de R$ 2,7 milhões.

“Esta é uma região que precisa muito de nossa atenção e que não foi esquecida pelo Governo do Estado. Estamos investindo em áreas prioritárias para que a população daqui tenha mais oportunidades”, disse Richa.

O município de Doutor Ulysses também receberá recursos, a fundo perdido, do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM). No total, o PAM destina R$ 150 milhões aos municípios com até 50 mil habitantes. Eles podem usar o recurso para realizar projetos definidos pela população, em audiência pública.

Em Doutor Ulysses, o prefeito planeja usar os recursos do PAM para a construção de uma nova sede para a administração municipal.

No encontro, Beto Richa também repassou R$ 88 mil para a prefeitura adquirir calcário para os agricultores familiares melhorarem a produtividade da terra. O governador entregou ainda um veículo Amarok para a Polícia Militar reforçar os trabalhos de segurança na região.