Richa entrega mais 125 novas ambulâncias para os municípios 25/06/2014 - 15:12

O governador Beto Richa entregou no dia 25 de junho um novo lote de 125 ambulâncias para ampliar a frota da saúde disponível em vários municípios do Estado. Foram investidos cerca de R$ 11 milhões na aquisição dos 125 veículos, totalmente equipados para o transporte adequado de pacientes.

As ambulâncias são do modelo Renault Master e serão entregues a 124 municípios (sendo 09 da Região Metropolitana de Curitiba), mais o Hospital Angelina Caron, de Campina Grande do Sul. Cada ambulância possui equipamentos básicos para transporte de pacientes que precisam de suporte especial para remoção.

“Era uma das principais reivindicações destes municípios que agora, com muito trabalho e dedicação, estamos conseguindo atender”, afirmou o governador Beto Richa na solenidade de entrega dos veículos, realizada em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba.

“Nosso compromisso é promover um atendimento à saúde mais ágil, humano e de qualidade”, disse Richa. Além das ambulâncias, nos próximos dias o governo repassará aos consórcios intermunicipais de saúde 80 ônibus para o transporte de pacientes que precisam de consultas e exames especializados.

OBRAS E EQUIPAMENTOS - O governador afirmou que o governo estadual executa o maior orçamento da Saúde da história do Paraná. “Estamos aplicando R$ 530 milhões em obras e equipamentos, investimento maior que nos últimos oito anos da gestão passada”, ressaltou. “Reafirmamos nosso compromisso de tratar a saúde como prioridade, ao lado da educação e da segurança pública”, afirmou.

Ele citou os avanços conquistados pelo governo na saúde, destacando a redução da mortalidade materna e infantil. “O Ministério da Saúde reconhece que o Paraná, ao lado de Santa Catarina, desenvolveu as melhores ações na saúde pública. Isso é reflexo dos investimentos que fizemos no setor”, afirmou.

AMBULÂNCIAS - Desde 2011, o Governo do Estado já repassou 270 ambulâncias para municípios e hospitais do Paraná. Destas, 80 são de UTI móvel, preparadas para o atendimento de pacientes com quadros clínicos mais graves.

O secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, informou que em breve serão repassadas mais 137 ambulâncias para os municípios. “A frota das cidades estava sucateada e muitas vezes o custo do conserto do veículo era bem maior que o valor do veículo. O Estado entendeu essa situação e hoje conseguimos atender as prefeituras com novas ambulâncias, que garantirão um transporte mais seguro e rápido dos pacientes”, disse ele.

MUNICÍPIOS - Em pequenos municípios, a ambulância é essencial no atendimento às situações de urgência e emergência. Quando um paciente necessita de serviços de maior complexidade, ele deve ser transferido para um hospital de referência em sua região.

Desta forma, o transporte tem que ter a estrutura necessária para dar suporte a este deslocamento. O município de Farol, no Centro-Oeste paranaense tem 4,4 mil habitantes e, segundo a prefeita Ângela Klaus, há dez anos não recebia uma nova ambulância.

“Esse veículo repassado pelo governo é de muita importância para a nossa população, pois muitos doentes precisam ser transportados para Campo Mourão e Cascavel para tratamento médico”, disse a prefeita.

Albari dos Santos, prefeito de Mangueirinha, no Sudoeste do Estado, agradeceu o veículo e destacou a necessidade dos pequenos municípios de transportar os pacientes para os grandes centros médicos.

“Essa era uma necessidade nossa. Com um governo acessível e que não descrimina nenhum prefeito, conseguimos essa conquista para nossa população”, afirmou. Ele também destacou que, além das ambulâncias, seu município já recebeu do Estado ônibus escolar, viaturas e asfalto. “Temos apoio do Estado em todas as áreas”, disse.

São Pedro do Paraná, no Noroeste, tem 2,5 mil habitantes e fica a mais de 100 quilômetros de Paranavaí, principal centro médico da região. “O problema é que nossa ambulância já está velha e não garante segurança aos pacientes”, contou o prefeito Ivanildo Passareli. “Não ficávamos tranquilos com isso. Agora a melhora será considerável”, avaliou.

Confira os municípios beneficiados:

RMC: Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Cerro Azul, Contenda, Piên, Piraquara, Quatro Barras, Rio Negro e Tijucas do Sul

Municípios: Amaporã, Antonina, Arapoti, Arapuã, Atalaia, Bela Vista do Paraíso, Boa Esperança, Boa Esperança do Iguaçu, Boa Ventura de São Roque, Bom Jesus do Sul, Cafeara, Califórnia, Cambé, Campina do Simão, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Candói, Capitão Leônidas Marques, Carambeí, Castro, Centenário do Sul, Chopinzinho, Conselheiro Mayrinck, Corbélia, Coronel Vivida, Cruz Machado, Diamante do Oeste, Dois Vizinhos, Douradina, Farol, Fênix, Figueira, Floresta, Flórida, Francisco Beltrão, Goioerê, Guaraci, Guaraqueçaba, Honório Serpa, Ibaiti, Ibiporã, Imbituva, Indianópolis, Iporã, Itaipulândia, Ivaiporã, Ivaté, Jaguapitã, Jaguariaíva, Japira, Jataizinho, Laranjal, Mandaguaçu, Mandaguari, Magueirinha, Manoel Ribas, Maria Helena, Marialva, Marilena, Mariluz, Matelândia, Matinhos, Medianeira, Morretes, Nova Laranjeiras, Nova Olímpia, Nova Santa Bárbara, Nova Santa Rosa, Ortigueira, Ouro Verde do Oeste, Paiçandu, Palmas, Paranacity, Paranaguá, Pato Bragado, Paulo Frontin, Peabiru, Perobal, Pérola, Pinhão, Piraí do Sul, Pitangueiras, Planaltina do Paraná, Pontal do Paraná, Porto Amazonas, Porto Vitória, Prudentópolis, Quedas do Iguaçu, Querência do Norte, Quinta do Sol, Ramilândia, Rio Bonito do Iguaçu, Rolândia, Salto do Itararé, Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Helena, Santa Isabel do Ivaí, Santo Antônio do Sudoeste, São João do Caiuá, São Jorge do Ivaí , São José das Palmeiras, São Pedro do Ivaí, São José da Boa Vista, São Pedro do Paraná, Saudade do Iguaçu, Sulina, Telêmaco Borba, Terra Boa, Terra Rica, Terra Roxa, Tibagi, Turvo, Virmond, Wenceslau Braz, Hospital Angelina Caron (Campina Grande do Sul)

GALERIA DE IMAGENS