Richa garante R$ 120 milhões para obras, saneamento e saúde nas cidades 02/06/2015 - 15:40

O governador Beto Richa recebeu no dia 02 de junho, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, prefeitos de todas as regiões do Paraná para autorizar obras de saneamento, liberar recursos para melhorar e ampliar ações de saúde, para obras urbanas e para compra de equipamentos rodoviários. No mesmo ato, mais oito municípios assinaram com a Fomento Paraná contrato de financiamento, também para obras e equipamentos. As ações envolvem R$ 120 milhões.

“Mais uma vez as prefeituras são contempladas por ações do nosso governo. Fazemos uma gestão municipalista, que investe na cidade, onde as pessoas vivem. É em seus municípios que a população precisa de qualidade de vida e das ações do poder público para ter uma condição de vida melhor”, disse.

O governador afirmou que o Estado dá prosseguimento ao trabalho que vinha realizando já nos quatro anos anteriores. “Agora com mais experiência, e com a casa em ordem, queremos intensificar a boa parceria com os prefeitos do Paraná, independente do partido. Não existe mais no Paraná a perseguição política aos prefeitos que não são alinhados ao governo. A nossa obrigação é governar para todos, indistintamente”, enfatizou Richa.

Na solenidade, Richa assinou ordens de serviço para obras de água e esgoto em Curitiba e mais nove municípios. Só na capital serão aplicados R$ 27,6 milhões para para a nova estrutura de pós-tratamento e melhorias da Estação de Tratamento de Esgoto Atuba Sul e reabilitação de 15km de rede coletora de esgoto. São beneficiados com obras da Sanepar, também, Londrina e Cambé, Ibaiti, Ortigueira, Ventania, Inácio Martins, Chopinzinho, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão. Os investimentos da Sanepar R$ 42,6 milhões.

Para a área da saúde, o governador liberou R$ 18 milhões para os 399 municípios paranaenses aplicarem em ações de enfrentamento da gripe, combate à dengue, vacinação, vigilância sanitária, saúde do trabalhador, além do controle de diversas doenças.

OBRAS E EQUIPAMENTOS – O governador autorizou licitações e homologou licitações já concluídas para 29 municípios. São R$ 48,3 milhões, que serão aplicados em pavimentação, iluminação pública, revitalização de praças, construção de Centros da Juventude e aquisição de equipamentos rodoviários.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, disse que nos primeiros cinco meses do ano o governo estadual já totalizou mais de R$ 160 milhões em financiamentos para os municípios. “Temos conseguido diminuir o tempo para liberar os recursos. Neste momento em que o Brasil vive uma crise econômica, a garantia de projetos nos municípios contribui para a geração de empregos e de divisas para o Estado”, disse Ratinho.

PARCERIAS - O prefeito de Londrina, Alexandre Kieref, teve autorizada a licitação para pavimentação da Avenida Saul Elkind e para a construção de galerias na cidade do Norte do Estado. Serão aplicados R$ 7 milhões, com recursos do Sistema de Financiamento aos Municípios. “São investimentos importantíssimos para a nossa cidade, que vai beneficiar, principalmente, a periferia. Por conta exlusivamente do orçamento municipal dificilmente conseguiríamos promover tantos benefícios”, disse Kieref.

Em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, foram financiados recursos de R$ 3,5 milhões para a pavimentação asfáltica dos bairros Bom Pastor e Boa Vista. “As obras irão melhorar a mobilidades desses bairros tão carentes. Sabemos que o governo está comprometido e preocupado com o desenvolvimento dos municípios”, afirmou o prefeito Louvanir Menegusso.

O município de Munhoz de Mello, no Norte do Paraná, irá construir uma nova sede para a prefeitura, revitalizar uma quadra de esportes e melhorar a iluminação pública da cidade. “São reivindicações antigas das famílias de Munhoz de Mello, definidas em audiência pública que fizemos com a população”, explicou o prefeito Geraldo Gomes.

NOVOS CONTRATOS - Assinaram contratos com a Fomento Paraná Mandaguari, Jussara, Munhoz de Mello, Marilena, Tamboara, Porto Rico, Japurá, Lunardelli. São R$ 11,9 milhões e serão aplicados em obras e compra de equipamentos rodoviários.Os recursos de financiamento são de duas linhas destinadas ao setor público e gerenciadas pela Fomento Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Paranacidade: o Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM) e o Programa de Apoio à Aquisição de Máquinas e Equipamentos Rodoviários para Prefeituras (Promap).

“Só neste ano, a Fomento Paraná assinou 32 contratos com municípios, com a liberação de R$ 56,7 milhões para melhoria nas cidades”, informou o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho. De 2011 a 2014 foram financiados R$ 748 milhões para infraestrutura e equipamentos dos municípios.

Municípios da RMC beneficiados:

Licitações e homologações

ALMIRANTE TAMANDARÉ (RMC)

Homologação – R$ 4,5 milhões – SFM

Pavimentação de vias urbanas

CAMPO MAGRO (RMC)

Homologação – R$ 3,5 milhões – SFM

Pavimentação asfáltica e construção de calçadas

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (RMC)

Licitação – R$ 703 mil – SFM

Construção de um Centro Esportivo