Richa inaugura Centro de Educação Profissional em Almirante Tamandaré 02/02/2016 - 16:24

O governador Beto Richa inaugurou no dia 02 de fevereiro o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Theodoro de Bona, no município de Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba.

No CEEP será ofertado inicialmente o curso técnico em Meio Ambiente, na modalidade integrada. Para o segundo semestre estão previstos os cursos de Meio Ambiente (subsequente), Química e Segurança do Trabalho. A Secretaria de Estado da Educação estuda a implantação dos cursos de Mecânica, Informática e Alimentos.

“A educação é um instrumento transformador, um instrumento de emancipação do cidadão”, disse o governador, que reafirmou seu compromisso com a educação. “Esta é mais uma escola profissionalizante, que abre novas oportunidades e perspectivas de trabalho para os jovens desta região”, acrescentou.

Com capacidade para 1,2 mil estudantes e seis laboratórios, o novo CEEP recebeu R$ 8,3 milhões em investimentos.

A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres afirmou na inauguração que o CEEP significa uma roda-viva de oportunidades, não só para a cidade, mas para toda a região. “Ele atende a demanda das empresas e do comércio local por maior qualificação, e garante melhores salários a quem conclui os cursos técnicos”, destacou.

A diretora da unidade, Wânia Pires Borges, disse que os estudantes que se formarem no Centro terão um diferencial importante na hora de procurar um emprego. “O mercado é competitivo e a qualificação é fundamental”, disse. A mesma opinião tem o chefe de Núcleo da Área Metropolitana Norte, Ângelo Mortella. “Aqui em Almirante há muita carência de formação profissionalizante. O Centro Estadual de Educação Profissional vem suprir essa necessidade”, comentou.

O CEEP de Almirante Tamandaré é o segundo da Região Metropolitana da Capital. A outra escola técnica está localizada no município de Fazenda Rio Grande. “São centros de formação profissional que serão referências pela qualidade do ensino, que é totalmente gratuito, e que vão ampliar as oportunidades de trabalho, renda e qualidade de vida”, frisou a secretária Ana Seres.

Desde 2011, o Governo do Paraná já entregou nove escolas técnicas em diferentes regiões do Estado. Outros cinco centros estão em fase de construção.

Os CEEPs estão localizados Pitanga (Centro), Cianorte (Noroeste), Assaí (Norte), Fazenda Rio Grande e Almirante Tamandaré (ambos na Região Metropolitana de Curitiba), Ibaiti (Norte), Terra Roxa (Oeste), Francisco Beltrão (Sudoeste) e Bandeirantes (Norte).