Richa inaugura hospital em Piên com 48 leitos e pronto-socorro 24 hs 13/06/2014 - 15:42

O governador Beto Richa inaugurou, no dia 13 de junho, o hospital da Fundação Harry Guido Greipel, construído no município de Piên na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A unidade recebeu R$ 1,8 milhão do governo estadual para as obras e aquisição de equipamentos. Richa assinou ainda um convênio com a prefeitura e a fundação hospitalar, que prevê o repasse de R$ 1,3 milhão para custeio, para o ano todo.

O hospital terá 48 leitos será gerenciado pela Sociedade Evangélica Beneficente. “Temos agora um hospital regional em Piên que atenderá a população de vários municípios da região com o padrão de qualidade do Evangélico”, disse o governador. Richa anunciou ainda a entrega de uma nova ambulância para Piên.

Entre os equipamentos comprados pelo Estado estão o raio-x, instrumentos cirúrgicos e rede de gás. “O Estado investe para garantir um atendimento de saúde mais humano e ágil para todos os municípios do Paraná. Fiquei impressionado com o tamanho e a qualidade do serviço que essa está apta a ofertar”, disse Richa. Em maio, ele assinou um decreto que torna a fundação Harry Guido Greipel de utilidade pública.

24 HORAS - O hospital conta com um pronto-socorro 24 horas, uma ala de centro cirúrgico e será referência para a área sul da Região Metropolitana de Curitiba. “Com o apoio do Estado temos um hospital referência, com equipamentos de última tecnologia. Essa unidade é a realização de um sonho para comunidade”, disse o prefeito. Ele agradeceu ao governador pelo apoio também na infraestrutura do município. “Recebemos recursos para pavimentação de importantes ruas da cidade”, afirmou o prefeito de Piên, Gilberto Dranka.

O governador citou os avanços expressivos conquistados pelo governo na saúde. Os destaques são para redução da mortalidade materna e infantil e o aumento no número de transplantes de órgãos. “O Ministério da Saúde reconhece que o Paraná, ao lado de Santa Catarina, desenvolveu as melhores ações na saúde pública. Isso é reflexo dos investimentos que fizemos no setor”, afirmou.

PARCERIA - O secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, destacou a parceria que o governo tem com a fundação. “As parcerias são muito importantes para conseguir melhorar a qualidade do atendimento médico no Paraná. Aqui em Piên, com o hospital Evangélico, teremos uma unidade hospitalar de referência em qualidade”, afirmou. Caputo explicou que no ano que vem o município será incluído no programa Mãe Paranaense para instalar uma maternidade no novo hospital.

HÁ 12 ANOS - A cidade não tinha um hospital há 12 anos e em situação de emergência a população era atendida no pronto atendimento 24 horas da prefeitura ou em serviços de saúde de outros municípios como Campo Largo e Curitiba.

“Era uma estrutura velha que precisou ser fechada por não oferecer condições adequadas de atendimento médico. Com isso, a população ficou mais de uma década sem um hospital”, afirmou Guido Orlando Greipel, presidente da fundação hospitalar.

Greipel disse que a proposta de construir um novo hospital surgiu da própria comunidade de Piên. “Com o tempo recebemos o apoio fundamental do Governo do Estado que repassou recursos para as obras, equipamentos e, agora, custeio.”

Ele explicou ainda que o objetivo é ampliar o hospital. “O que estamos inaugurando hoje é apenas 40% do nosso projeto total. Isso vai depender da demanda que teremos de pacientes”, afirmou.

FILA DE ESPERA - João Jaime Ferreira, presidente da Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba, explicou que a unidade fará atendimentos de média e baixa complexidade e também realizará cirurgias eletivas em diversas especialidades, diminuindo a fila de espera. “Estamos trabalhando para garantir à população da região um atendimento melhor. O apoio do Estado é fundamental para conseguimos manter um bom padrão de qualidade”, disse ele. O presidente explicou ainda que os casos mais graves serão encaminhados para o Evangélico de Curitiba.

ATENDIMENTO APROVADO – O agricultor Ismael da Conceição, morador de Piên há 62 anos, está sendo atendido no hospital. Ele aprovou a estrutura e a qualidade do atendimento oferecido à população. “Estamos satisfeitos. É um grande hospital que melhora muito o atendimento na cidade. Havia dificuldade quando não tínhamos esse atendimento aqui”, afirmou.

Participaram do evento a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni, e os deputados estaduais Francisco Buhrer, Anibelli Neto, Alexandre Curi e Stephanes Junior.