Richa libera R$ 60 milhões para asfalto em mais 147 ruas de Curitiba 11/12/2017 - 15:50

O governador Beto Richa liberou mais R$ 60 milhões, a fundo perdido, para reciclagem asfáltica de 147 ruas da capital - cerca de 79 quilômetros. O convênio foi assinado, no dia 08 de dezembro, junto com o prefeito Rafael Greca, durante o Mutirão na Rua Cidadania do Boqueirão. Na solenidade, também foi anunciada a doação, pelo Governo do Estado ao município, de 19 imóveis nos quais funcionam escolas municipais, no valor de R$ 82 milhões.
Os recursos para melhorias de ruas são de convênio com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística. O governador destacou que já foram disponibilizados para Curitiba outros R$ 60 milhões, sendo R$ 30 milhões em financiamento, para fresa e recape de 59 vias, e outros R$ 30 milhões a fundo perdido para reciclagem do pavimento de 61 ruas.
“Como é bom ter a prefeitura de portas abertas, possibilitando que o Estado cumpra a obrigação de destinar recursos a essa cidade, que tanto merece. São mais de 300 quilômetros de asfalto recuperados” ressaltou Richa.
O secretário de Infraestrutura e Logistíca, José Richa Filho, afirmou que o governo tem ações voltadas à infraestrutura nos 399 municípios do Paraná. “Isso graças a boa parceria com os municípios e ao equilíbrio das contas públicas ”, disse. "Essa parceria traz melhorias na mobilidade urbana dos curitibanos e na segurança de ir e vir, um dos principais problemas das cidades nos dias de hoje. Resolvemos isso com trabalho em equipe entre governo e prefeitura", afirma.
OBRAS - Somados todos os convênios assinados com o Estado, Curitiba terá para o próximo ano R$ 120 milhões para recuperar o asfalto de aproximadamente 260 ruas da cidade.
O prefeito Rafael Greca afirmou que a prefeitura dará prioridade às vias por onde passam o transporte público. “São recursos para arrumar ruas onde passam ônibus, alimentadores e biarticulados, agora ninguém vai mais sacudir dentro dos ônibus. Curitiba volta a ser Curitiba, graças ao apoio do Estado”, afirmou.
Os serviços serão executados pela Secretaria de Obras Públicas, contemplando as regionais Boa Vista, Matriz, Santa Felicidade, Bairro Novo, Boqueirão, Tatuquara, Cajuru, Pinheirinho, CIC e Portão. Outro convênio com o Estado permitiu a retomada da construção de pontes de concreto. Serão repassadas vigas e lajotas que serão usadas na construção de cinco pontes sobre vários rios da cidade.
ESCOLAS – Os imóveis doados pelo Estado à prefeitura também representam avanço para a capital. “Sendo os terrenos transferidos para a prefeitura nós podemos arrumar sem precisar pedir autorização, isso traz avanço à cidade e a educação”, afirmou o prefeito da capital.