Richa libera R$ 6,4 milhões para obras em Quatro Barras 23/04/2013 - 14:30

O governador Beto Richa liberou, no dia 23 de abril, R$ 6,4 milhões para obras no município de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os recursos serão aplicados na pavimentação de vias urbanas e rurais, em habitação e saneamento. Além disso, o município aderiu ao Programa Família Paranaense.

O anúncio foi feito pelo governador durante evento realizado na Câmara Municipal, com a presença do prefeito, Loreno Tolardo, empresários e lideranças locais. No mesmo encontro, Richa anunciou a implantação de 29 quilômetros da rede de gás natural da Compagas para atender Colombo, Pinhais, Campina Grande do Sul e Quatro Barras.

Do total de recursos liberados, R$ 5,7 milhões são destinados à pavimentação asfáltica em diversas vias urbanas e pavimentação de estradas rurais com pedras irregulares. O governador anunciou, ainda, a construção de 20 casas na área rural (R$ 570 mil) e obras da Sanepar para melhoria no fornecimento de água nos bairros Patrícia e Menino Deus, com investimento de R$ 110 mil.

Além disso, liberou R$ 64 mil para a prefeitura adquirir calcário destinado a pequenas propriedades familiares. “Esse é um governo municipalista, que apoia as cidades para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Quero visitar os 399 municipios paranaenses, conhecer de perto a realidade de cada um, fortalecer parceria com os prefeitos”, afirmou Richa.

PARCEIRO - O prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo, disse que o Estado já tem sido um grande parceiro dos municípios e agradeceu os investimentos do governo. “São recursos importantes que atendem áreas carentes do nosso município, como habitação, pavimentação, educação e saneamento básico”, disse. “Nós precisamos e dependemos do Estado, que tem sido um grande parceiro da nossa administração”, afirmou.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL – No encontro com o governador, o Tolardo assinou a adesão do município ao Programa Família Paranaense. Criado em 2012, o programa é coordenado pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e reúne 17 secretarias estaduais e mais os municípios para atender famílias que vivem em situação de extrema.

O município identifica as famílias que vivem nestas condições e suas vulnerabilidades. A partir daí, elas passam a receber atendimento às suas necessidades, seja de saúde, educação, capacitação, moradia, atenção a pessoas com deficiência.

Hoje, 130 municípios participam do programa, com atendimento a 30 mil famílias paranaenses. Com a adesão, Quatro Barras começa a estruturar sua rede de assistência social, contando, para isso, com suporte técnico e de planejamento do Estado. A partir disso, passa a identificar e a atuar, junto com o governo, no atendimento às famílias em condições de extrema vulnerabilidade social.

Outra iniciativa na área social foi o repasse para Quatro Barras de R$ 36 mil do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescentes. O município possui adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e o recurso apoiará as famílias dos jovens, ajudando-as a se estruturarem para recebê-lo ao final do cumprimento da medida.

BALANÇO – Richa fez uma prestação de contas das ações de governo no encontro com lideranças de Quatro Barras. Ele ressaltou o reforço na área da segurança, com a contratação de 3.127 policiais, e o cumprimento da Emenda 29, que determina que o Estado aplique 12% do orçamento na área da saúde. Isso representa R$ 1,5 bilhão a mais de recursos para a área de saúde em quatro anos.

Na educação, o governador citou a contratação de 17 mil professores e o aumento de 35% no salário dos profissionais do magistério. O governador ressaltou, também, o Programa de Apoio aos Municípios (PAM), lançado há 15 dias, que destina, a fundo perdido, R$ 150 milhões para cidades com menos de 50 mil habitantes investirem em projetos que impactem na melhoria de vida da população.