Richa libera financiamentos para obras em Araucária e Alto Piquiri 06/02/2015 - 13:51

O governador Beto Richa assinou no dia 05 de fevereiro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, um contrato de financiamento de R$ 7 milhões para compra de maquinário e obras de pavimentação de vias urbanas no município de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. O governador também assinou convênio R$ 350 mil para que o município de Alto Piquiri, no Oeste do Estado, compre nova máquina.

Os recursos são do Sistema de Financiamento aos Municípios, gerenciado pela Fomento Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e com o Paranacidade.

“Essa é mais uma demonstração do compromisso do governo com os municípios. É nas cidades que as pessoas vivem e precisam de serviços públicos de qualidade”, afirmou o governador na solenidade, com a presença do presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, e do secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior.

ARAUCÁRIA - Dos recursos para Araucária, R$ 6,1 milhões são para pavimentação de 50,1 mil metros quadrados de vias urbanas no bairro Costeira. Outros R$ 900 mil foram homologados para a compra de três caminhões caçambas basculantes e uma mini carregadeira.

O secretário Ratinho Junior disse que serão construídas em Araucária mais de 24 mil metros quadrados de calçadas, rampas de acessibilidade, sinalização vertical e horizontal, além de urbanização, com plantio de grama e de árvores em toda a extensão da obra. “Temos um grande programa de incentivos para cidades de médio e grande porte para acompanhar o crescimento populacional”, afirmou o secretário.

TRINTA ANOS - O prefeito de Araucária, Olizandro Ferreira, disse que a pavimentação era uma revindicação de 30 anos da população do bairro Costeira, que tem 20 mil habitantes. “É um bairro antigo, que carece de infraestrutura. Agora, com essas obras, os moradores terão mais qualidade de vida sem precisar conviver com pó e lama”, afirmou.

De acordo com o prefeito, o investimento será todo aplicado para asfaltar 100% das ruas do bairro. A região hoje tem apenas anti-pó nas ruas, que estão em situação muito precárias e sem condições de tráfego.

IMPOSTO E EMPREGOS - Desde 2012, este é o 11º financiamento contratado entre o município de Araucária e a Fomento Paraná. Ao todo, são R$ 49,3 milhões, que incluem obras como a construção de escola, pavimentação de vias urbanas, compra de equipamentos rodoviários e também recursos para a revisão do Plano Diretor do município.

Como a aplicação desses recursos nas obras gera Imposto Sobre Serviços, que retorna em parte para o município, Araucária já recebeu de volta aproximadamente R$ 1,2 milhão, pela cota-parte de ICMS. “É um dinheiro que gira dentro da economia municipal gerando empregos e mais recursos para a população”, avaliou o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa.

O presidente da Fomento Paraná afirmou que desde 2011 a Fomento Paraná já assinou 526 contratos com municípios para financiar obras públicas e para compra de máquinas e equipamentos para melhoria da infraestrutura urbana.

“Os recursos somam mais R$ 727 milhões e representam, também, a melhoria da infraestrutura urbana e da qualidade de vida, milhares de empregos, além do aumento da arrecadação desses municípios”, disse Barbosa.

ALTO PIQUIRI – Os R$ 350 mil para Alto Piquiri serão aplicados na aquisição de máquinas e equipamentos rodoviários. O prefeito Luís Carlos Cardoso disse que a prefeitura conta atualmente com apenas uma pá carregadeira para recuperar mais de 650 quilômetros de estradas rurais.

“Agora, vamos conseguir melhorar a qualidade de vida dos nossos produtores. O Estado tem sido um grande parceiro do município”, avaliou.

Até então, o último financiamento obtido pelo município havia sido contratado em 2004, no valor de R$ 550 mil, que foram utilizados para construção de terminal urbano, execução do projeto do plano Diretor, compra de equipamentos rodoviários e construção de um barracão industrial.