Richa participa de audiência pública e autoriza obras viárias em Curitiba 13/06/2012 - 15:10

O governador Beto Richa e a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participaram no dia 12 de junho, de uma audiência pública com moradores da região Sul de Curitiba. No encontro, Richa e o prefeito do município, Luciano Ducci, assinaram ordens de serviço para a pavimentação de ruas nos conjuntos Rio Bonito, Monteiro Lobato, Vitória Régia e Habitalar. As obras terão investimento de R$ 36 milhões, sendo R$ 7 milhões do Estado, e vão beneficiar 30 mil pessoas.

Richa destacou que a democratização da gestão através das audiências públicas em vilas e bairros da capital foi iniciada em 2005, quando era prefeito da cidade. Ele lembrou que foram realizados mais de 300 encontros com a população em cinco anos. “As audiências demonstram o respeito e consideração à população que tem a oportunidade de dizer quais são as necessidades da comunidade onde vive”, afirmou.

O governador lembrou que no Governo do Estado já realizou audiências em Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Guarapuava. “O Governo do Paraná utiliza uma experiência bem sucedida na capital em todo o Estado. Em cada encontro nossa equipe tem a possibilidade de ouvir os verdadeiros anseios dos paranaenses e encaminhar soluções para a demandas que são apresentadas”, acrescentou.

As ordens de serviço autorizam a pavimentação de 51 quilômetros com asfalto definitivo. No total, 214 ruas que hoje têm antipó ou saibro receberão melhorias. No conjunto Rio Bonito serão asfaltados 36 quilômetros de ruas. No Moradias Habitalar, as obras incluem galerias de águas pluviais e sinalização. “São investimentos necessários que atendem ao um grande número de pessoas de uma comunidade na região periférica do município”, afirmou o prefeito Luciano Ducci.

PARQUES – Dois novos parques serão instalados em Curitiba, um na Vila Rigoni (Fazendinha) e outro na Rua Bernardo Meyer (Cidade Industrial). O governador participou da assinatura da ordem de serviço, feita pelo prefeito no dia 13 de junho. O investimento é de R$ 19,7 milhões.

As novas áreas serão estruturadas numa faixa de 210 mil metros quadrados às margens do Rio Barigui, onde moravam famílias em situação de risco, transferidas para novos conjuntos residenciais da Cohab. “Esta obra vai melhorar a qualidade de vida dos moradores dessas grandes comunidades. Os parques terão um importante significado, proporcionando uma área de lazer e um espaço de preservação ambiental”, disse Richa. Ele destacou o reconhecimento nacional e internacional conquistado por Curitiba como cidade comprometida com o meio ambiente.

O governador explicou que na região moravam 150 famílias em situação de risco. “Elas foram transferidas e atendidas em novos loteamentos da Companhia de Habitação (Cohab). Proporcionando mais segurança, moradia decente e vida mais digna para os curitibanos”.

Com as duas novas áreas, Curitiba passará a ter 23 parques, que somam mais de 19 milhões de metros quadrados de área verde. Os parques serão uma alternativa de lazer e contribuem para proteção dos rios e da vegetação. “Estamos fazendo uma grande transformação urbana próxima ao Rio Barigui, que será despoluído e contará com um espaço linear de preservação que será integrado com outros parques”, afirmou o prefeito.

Os novos parques terão cancha poliesportiva, pista de skate, ciclovias e um grande lago. As construções dessas áreas fazem parte do programa Viva Barigui, promovido pela prefeitura e que prevê ações de controle de poluição e educação ambiental. O representante da comunidade do bairro Fazendinha, Leonir de Almeida (Alemão), agradeceu o investimento em lazer e outros, como a pavimentação de ruas.