Richa recebe os novos policiais e bombeiros contratados pelo governo 19/11/2013 - 15:37

Mais 2.433 novos policiais e bombeiros militares estão sendo incorporados às forças de segurança do Paraná, para reforçar o trabalho em todas as regiões do Estado. No dia 19 de novembro, em solenidade realizada em frente ao Palácio Iguaçu, o governador Beto Richa recebeu 800 novos policiais e 113 bombeiros que atuarão em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral e 30 policiais dos Campos Gerais - que representou o efetivo que atuará na região. No dia 20, Richa irá a Londrina e Maringá para a apresentação dos novos profissionais que atuarão nestas cidades. Na semana que vem haverá apresentação de novos policiais em Cascavel.

O aumento do efetivo faz parte das ações do programa Paraná Seguro. Desde 2011, foram contratados pelo governo estadual 5.500 novos policiais militares e civis. “Estamos trabalhando para garantir a segurança almejada pela população paranaense, combatendo a criminalidade e o tráfico de armas e drogas. Os novos profissionais fazem parte da maior contratação de policiais da história deste Estado”, afirmou o governador na solenidade, que teve a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni; do secretário estadual da Segurança, Cid Vasques, e do comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel César Vinícius Kogut.

Os novos policiais que se apresentaram ao governador em Curitiba pertencem aos 1° e 6° Comandos Regionais da PM e irão atuar na capital, em São José dos Pinhais, Paranaguá, Piraquara e Colombo. Já o pelotão pertencente ao 4° CRPM atuará em Ponta Grossa, Lapa, Guarapuava, Irati, União da Vitória e Telêmaco Borba.

ESTRUTURAS E VALORIZAÇÃO - O secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, disse que em 2010 o efetivo policial do Paraná era de cerca de 17 mil agentes, mesmo número de 1997. “Em 2010, tínhamos o menor efetivo per capita do Brasil. Não sem razão que a violência nessa época estava altíssima. Com muito trabalho e investimento, conseguimos aumentar o efetivo policial e devolver à população a tranquilidade”, afirmou.

O governador Beto Richa afirmou que as contratações fazem parte de um processo que inclui a modernização de estruturas, valorização salarial, implantação dos módulos policiais e Unidades Paraná Seguro (UPS), construção de novas delegacias e aquisição de 1.200 viaturas com tecnologia embarcada. “Todas as ações o governo tem dado para garantir a paz e a segurança da população paranaense”, disse.

Richa lembrou que o Paraná está implantando o pagamento por subsídio para os policiais, respeitando Emenda Constitucional 29, que passam a ter o melhor vencimento de todo o país. “Isso representa a valorização dos profissionais que tem a responsabilidade de garantir a segurança da população. Hoje o soldado que ingressa na Polícia Militar do Paraná tem o maior salário do Brasil, atrás apenas do Distrito Federal que recebe ajuda de custeio da União”, afirmou Richa.

Os novos policiais militares já começaram o curso de formação segunda-feira, na Academia Policial Militar do Guatupê e em outros núcleos de formação no Estado. Em seis meses eles estarão aptos para atuar nas ruas, no policiamento preventivo. “Essas contratações são fundamental para reestruturar os quadros da Polícia Militar que estavam há anos defasados. Os alunos terão uma boa formação em policiamento comunitário para em breve atuar nas ruas”, disse o comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel César Vinícius Kogut.

REDUÇÃO DE HOMICÍDIOS – O governador afirmou que os resultados do grande investimento em segurança pública já são observados na redução dos índices de criminalidade em todas as regiões do Paraná. Ele afirmou que, no comparativo de 2013 com 2010, a redução de homicídios no Paraná foi de 23% e na capital e região a redução foi de 40%. “Isso é resultado das ações e do planejamento do nosso governo”, disse Richa.

Estiveram presentes na solenidade secretários estaduais das demais áreas, o líder do governo na Assembleia Legislativa, do deputado Ademar Traiano, e diversos deputados federais e estaduais.