SUS terá mais 84 leitos de UTI na RMC 16/07/2012 - 14:54

A Região Metropolitana de Curitiba contará com mais 84 leitos de UTI para o Sistema Único de Saúde, sendo 40 leitos de UTI adulto, 29 neonatais e 15 coronarianas, que estão em processo de credenciamento junto ao Ministério da Saúde. As UTIs vão reforçar a retaguarda hospitalar para as redes de Urgência e Emergência e Mãe Paranaense ainda neste semestre.

“São hospitais públicos e privados que serão referência para atender às gestantes de alto risco. Além disso, as UTIs darão suporte ao atendimento das ambulâncias do Samu e do Siate na região”, explicou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

A ampliação da oferta de leitos de UTI na RMC vai impactar no atendimento prestado na capital. “Com a qualificação dos hospitais da região metropolitana, os pacientes deixarão de serem encaminhados para os serviços especializados de Curitiba, o que desafogaria os hospitais da capital”, reiterou o secretário.

O superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, Paulo Almeida, visitou no dia 13 de julho os novos 20 leitos de UTI do Hospital São Lucas de Campo Largo. Onze deles já entraram em funcionamento e o restante será aberto no dia 16 de julho. Com a ampliação, o hospital vai dispor de 36 leitos de UTI para o SUS.

“Este hospital, apesar de particular, recebe recursos estaduais e federais para manter os leitos que atendem a rede pública de saúde”, explicou o superintendente. Enquanto os leitos não são habilitados junto ao governo federal, a nova estrutura será custeada pelo Governo do Estado.

De acordo com o diretor do Hospital São Lucas, Volnei Guareschi, foram investidos recursos próprios da instituição no valor de R$ 2,7 milhões para adequação da estrutura física e aquisição dos equipamentos para os novos leitos. “Os recursos de custeio repassados pelo governo serão destinados à manutenção dos equipamentos e pagamento da equipe profissional que chega a quase 100 profissionais”, enfatizou.

Em Campo Largo serão contratados ainda novos serviços no Hospital Nossa Senhora do Rocio, 15 leitos de UTI coronariana e 5 Unidades de Cuidados Intermediários, além do Hospital Infantil Waldemar Monastier que ganhará mais 10 leitos de UTI neonatal.

Também estão em fase de credenciamento 10 leitos de UTI adulto e 9 neonatais no Hospital Angelina Caron de Campina Grande do Sul, e 10 leitos de UTI Adulto no Hospital Municipal de São José dos Pinhais.