Sanepar constrói novos reservatórios em Colombo com tecnologia de ponta 03/04/2012 - 16:57

A Sanepar fixou no dia 03 de abril as primeiras placas de aço vitrificado do novo reservatório da Vila Guarani, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. A operação foi acompanhada pelo prefeito do município, José Antônio Camargo. A obra utiliza tecnologia de ponta, importada da Inglaterra, que abrevia o tempo de construção e facilita a manutenção. O reservatório recebe investimento de R$ 3,5 milhões e deverá estar pronto em 70 dias.

O novo reservatório terá capacidade para armazenar 10 milhões de litros de água tratada e vai ampliar as condições de abastecimento em Colombo. “A Sanepar e o Governo do Estado estão acompanhando o crescimento do município e identificando as necessidades dos moradores. O planejamento da empresa vai trazer benefícios para a população”, disse Camargo.

“A Sanepar continua sendo uma empresa de vanguarda, que capacita seus técnicos para que estejam aptos a trazer novas tecnologias. Temos compromisso com os moradores de Colombo e buscamos o que há melhor para implantar na cidade”, destacou o presidente da companhia, Fernando Ghignone.

O reservatório Guarani utiliza a mesma tecnologia empregada no de Monte Castelo, também em construção em Colombo. Somente a base (com 40 metros de diâmetro) é de concreto; o restante da estrutura conta com chapas de aço vitrificado. As chapas são fixadas por meio de parafusos na base de concreto e formam anéis na direção da altura.

De acordo com as dimensões do reservatório, o fabricante dimensiona as chapas. No Guarani, serão sete anéis, com 46 chapas cada, num total de 322 unidades. Cada chapa instalada na base pesa 270 quilos – no topo, o peso é de 80 quilos por chapa. A espessura varia de 9 milímetros a 2,5 milímetros.

Entre as vantagens da tecnologia estão o período de execução da obra, a dispensa de impermeabilização e as facilidades na manutenção interna e externa. Para construir um reservatório deste porte, em concreto, são necessários seis meses. Em aço vitrificado, a obra deve ser concluída em 70 dias. Como o aço vitrificado não sofre com as intempéries, não há necessidade de pintura externa. A manutenção interna é feita com simples limpeza, pois os produtos químicos utilizados para tratar a água não agridem o material, diferentemente do concreto.

“É interessante caminhar junto com a evolução tecnológica. A mão de obra para a construção civil escasseou e esta tecnologia pode ser a resposta para períodos de pleno emprego”, disse o engenheiro Eduardo Akio Ueda, diretor de obras de Colombo.

“Apesar do crescimento da população de Colombo, entre 2,5% e 3% ao ano, os dois novos reservatórios trazem tranquilidade e a garantia de que não faltará água tratada, mesmo em períodos de estiagem”, afirmou o secretário municipal do Planejamento, Gilmar Santini.

OPERAÇÃO – O reservatório Monte Castelo, em fase final de construção, terá capacidade para armazenar 750 mil litros de água. A obra vai proporcionar melhores condições de abastecimento para os bairros São Dimas, Roseira, Embrapa e Monte Castelo, onde vivem mais de 10 mil pessoas. O investimento é R$ 1,6 milhões.

O novo Reservatório da Vila Guarani atenderá 185 mil pessoas dos bairros Vila Guarani, Vila Zumbi dos Palmares, Guaraituba, Colônia Faria e Araçatuba, entre outros. “Ambos devem entrar em operação no segundo semestre de 2012”, informa o engenheiro da Sanepar responsável pela obra, João Antonio Merini.

O primeiro reservatório da Sanepar em aço vitrificado é o Arujá, construído há quatro anos em São José dos Pinhais.