São José dos Pinhais comemora 163 anos de Emancipação Política 08/01/2016 - 15:56

Em 2016 São José dos Pinhais comemorou no dia 8 de janeiro 163 anos de Emancipação Política. Para celebrar esta data, a Prefeitura realizou, na manhã do dia 07 de janeiro, solenidade no Paço Municipal que lembrou a instalação efetiva do Município. Criada pela Assembleia Legislativa Provincial de São Paulo, através do decreto de Lei nº. 10 de 16 de julho de 1852, São José dos Pinhais só passou a ser considerada Cidade de fato com a posse de seus primeiros vereadores, em 8 de janeiro de 1853. Na época faziam parte as terras que hoje fazem parte de Araucária, Piraquara, Mandirituba, Fazenda Rio Grande, Tijucas do Sul e Agudos do Sul.
“São José dos Pinhais comemora em 8 de janeiro, 163 anos de Emancipação Política, a instalação de sua primeira Câmara de Vereadores e demais feitos. É com enorme alegria, mas com grande responsabilidade, que estamos hoje na chefia do Poder Executivo. É um local que cresce, se desenvolve e uma das cidades mais bem colocadas em desenvolvimento e arrecadação de tributos, o que aumenta o nosso desafio e a incumbência de gerenciar o Município”, disse o prefeito Luiz Carlos Setim.
Completando a solenidade, coube ao pároco da catedral São José, padre Aleixo de Souza, a missão de conduzir o ato ecumênico e realizar uma benção ao Município, e a Banda Marcial, sob a regência do contramestre Luiz Carlos Hoelscher, executou os hinos Nacional e de São José dos Pinhais.
Na Ato Público também participaram o capitão Periguary Dias Fortes, da 1ª Companhia da Polícia Militar; o aspirante Arthur da Silva Marques, do 17° Batalhão da PM, o 2° tenente Bruno Zirpoli; o capitão Tiago Cordeiro, do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção São José dos Pinhais, Jaiderson Rivarola.
Representando a administração municipal estiveram presentes o vice-prefeito, Toninho da Farmácia; o chefe de Gabinete, Adriano Muhlstedt; os secretários de Administração e Recursos Humanos, Louir Berti; de Cultura em exercício, André Gabardo; de Habitação em exercício, Roselis Simbalista; de Recursos Materiais e Licitação, Paulo Magnuskei; de Saúde, Brasilio Vicente de Castro Filho; de Transportes e Trânsito, Claudio Alves; de Viação e Obras Públicas, Leandro Rocha; o diretor geral da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Keppen; servidores das demais Secretarias e representantes do Legislativo os vereadores Professor Abelino e Mari Temperasso.
Em março São José dos Pinhais comemora 326 anos
A história do povoado que deu origem a Cidade, segundo historiadores, é bem mais antiga que a data da Emancipação Política. Estima-se que os primeiros colonizadores tenham se fixado no povoado próximo a Serra do Mar, conhecido como Arraial Grande, entre os anos de 1660 e 1715, com a intenção de extrair ouro daquela região.
Na época, uma das famílias colonizadoras pediu a Portugal a posse desta terras, e ali foi instalada a fazenda Águas Belas, que corresponde atualmente a região dos bairros Afonso Pena, Guatupê, Rio Pequeno, e parte da região onde se encontra o Aeroporto Afonso Pena.
Com o fim da extração do ouro, parte da população da Serra do Mar veio residir próximo da fazenda Águas Belas, que em 1690 teve uma pequena igreja erguida em sua sede, dedicada a Bom Jesus dos Perdões. A construção da capela representou o surgimento da primeira comunidade são-joseense, que conforme o sistema administrativo português foi chamado de freguesia.
A escolha do dia 19 de março como aniversário oficial da cidade foi definido através de Projeto de Lei , em 17 de abril de 1951, já que dia 19 de março já era comemorado o dia de São José, padroeiro do município. Em 2015 a cidade irá comemorar 325 anos.